Minas no Foco

Terceiro Exercício Simulado de Barragens da CBMM acontece no dia 28 de outubro

A ação ordenada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Corpo de Bombeiros tem caráter preventivo

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em cooperação com o Corpo de Bombeiros de Araxá e a CBMM, realizará no dia 28 de outubro, das 9h às 10h30, o terceiro Exercício Simulado de Barragens da CBMM.

O evento tem caráter preventivo e possibilita a avaliação da eficácia do Plano de Ação de Emergência – PAE, por meio da verificação dos seguintes quesitos: audibilidade do sistema sonoro de alertas; tempo necessário para a evacuação das pessoas que eventualmente estejam presentes na ZAS (Zona de Auto Salvamento); cronometragem do tempo de deslocamento das entidades de proteção e Defesa Civil para atendimento à emergência.

A ZAS, que abrange os primeiros 10 quilômetros a jusante das barragens, localizada na região do Pirapetinga, não abrange a área urbana de Araxá e nem moradias ou edificações industriais habitadas. As atividades serão realizadas na estrada vicinal de acesso à Argenita – área contemplada na ZAS – sem impacto no perímetro urbano de Araxá. Na ocasião, ocorrerá o acionamento do sistema de alerta sonoro e orientação às pessoas em trânsito.

“O Exercício Simulado Externo é o momento de colocar em prática as ações de resposta e responsabilidades de cada um dos envolvidos no PAE, bem como identificar eventuais oportunidades de melhoria de forma a manter nosso processo de aprimoramento contínuo. Nesse sentido, através de ações preventivas de operacionalização do PAE é possível promover a integração entre a comunidade, Prefeitura,26 as entidades de Proteção e Defesa Civil e a companhia com foco principal na Segurança”, diz Rogério Contato, Diretor Industrial da CBMM.

Os exercícios também contarão com a participação ativa da Polícia Militar Rodoviária Estadual, Polícia Militar de Araxá, representantes da Prefeitura Municipal de Araxá, Equipe Técnica da CBMM, moradores das fazendas próximas à ZAS e eventuais pessoas que estejam passando pela via da Argenita.

Para Mauro Chaves, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, o trabalho desenvolvido com esses públicos é de extrema importância. ”O reflexo disso é um trabalho preventivo, permitindo que situações de emergência, caso ocorram, tenham o menor impacto possível. Esse trabalho integrado com os órgãos é importante, pois permite que eles sejam acionados rapidamente. A integração gera uma resposta mais rápida”, diz.

A CBMM reafirma que todas as suas barragens estão em condições estáveis, inclusive com fatores de segurança acima dos recomendados pelas normas técnicas e exigidos pela legislação vigente. As barragens passam por verificações técnicas periódicas, monitoramentos e manutenções constantes, com o objetivo de garantir o desempenho esperado e as condições de segurança.

Mais do que cumprir as legislações vigentes, a CBMM reforça o seu compromisso com a segurança da comunidade e trabalha de forma proativa, junto aos órgãos competentes, na Gestão de Segurança de suas Barragens.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts