Minas no Foco

Secretaria de Estado de Cultura divulga perspectivas para 2014 nesse segmento

Coletiva de imprensa, conduzida pela secretária Eliane Parreiras, ocorreu no Museu Mineiro, em Belo Horizonte; também foram destacadas ações realizadas em 2013

Secretaria de Estado de Cultura divulga perspectivas para 2014 nesse segmentoA Secretaria de Estado de Cultura (SEC) apresentou no Museu Mineiro, em Belo Horizonte, o plano de investimentos para 2014 e o balanço das atividades de 2013. Na ocasião, a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, sinalizou a manutenção do forte investimento do Governo de Minas, com R$ 50 milhões garantidos para o orçamento da pasta.

Dessa forma, a Secretaria irá trabalhar tanto em revitalizações substanciais, como também para a entrega de novos espaços artísticos à população. Desse modo, fica assegurada a premissa de, com as iniciativas, democratizar o acesso à cultura e aos recursos públicos, bem como de fortalecer a identidade cultural do estado, em toda a sua diversidade e complexidade.

Durante a coletiva, a secretária também traçou um balanço acerca das ações cumpridas em 2013 e que renderam excelentes resultados. Foi dada ênfase aos programas de fomento e incentivo às artes – como a Lei Estadual de Cultura e o Fundo Estadual de Cultura –, projetos de formação e capacitação, prêmios, editais, ações de descentralização e regionalização, dentre outras atividades desenvolvidas pela Secretaria.

Foram confirmadas, também, pela secretária, as segundas edições dos editais Indígenas e Anima Minas, este último com investimentos da ordem de R$ 4 milhões. Eliane reforçou, ainda, que, no próximo ano, assim como já anunciado pelo Governador Anastasia, haverá outra edição do edital Filme em Minas, maior programa de estímulo à produção audiovisual do Estado.

Cultura em 2014

Durante a coletiva, a secretária Eliane Parreiras ressaltou a intensa programação dos espaços vinculados à SEC para a próxima temporada. No interior, pelo programa Minas Patrimônio Vivo – que tem por objetivos recuperar, valorizar e democratizar o acesso ao patrimônio cultural – estão programadas obras em vários municípios, como a recuperação da Capela do Senhor dos Passos, Fazenda Belo Vale; identificação de remanescentes na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Piranga; restauração dos elementos artísticos nas igrejas Matriz de Nossa Senhora da Assunção da Lapa, em Sabará, Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Congonhas; entre outros destaques.

Participação social

Em continuidade à política de permanente diálogo e ouvidoria das demandas públicas, a Secretaria de Estado de Cultura está comprometida em ampliar e consolidar a legitimidade dos conselhos estaduais de Política Cultural (Consec), de Patrimônio Cultural (Conep) e de Arquivos, garantindo, assim, maior participação dos cidadãos nas decisões do poder público. Em 2014 o Consec se dedicará ainda a apoiar a Secretaria para a elaboração do Plano Estadual de Cultura de Minas Gerais.

O próximo ano também será de festividades. A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa vai completar 60 anos. A Rede Minas de Televisão, por sua vez, celebrará seus 30 anos de veiculação e valorização da produção audiovisual local. Por fim, ainda no calendário de comemorações, destaque para as programações em homenagem aos 200 anos da morte de Aleijadinho, com movimentação de diferentes espaços culturais em Minas Gerais, para divulgação do Barroco Mineiro.

Clique aqui para saber mais detalhes divulgados no Balanço de ações de 2013.

C/ Ascom

Compartilhe esta notícia:

Related Posts