Minas no Foco

Representantes do setor debateram crise da cafeicultura no País, em Patos de Minas

Autoridades mineiras, municipais, estaduais, federais e até internacional participaram do evento promovido pela Fiemg do Alto Paranaíba

Representantes do setor debateram crise da cafeicultura no País, em Patos de MinasO prefeito de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, Pedro Lucas Rodrigues, o Assessor de Desenvolvimento Econômico, Reginaldo Natil e o Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Naemeg, participaram como convidados, na sede da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais) Regional Alto Paranaíba, do debate sobre a situação da cafeicultura brasileira. O projeto “Rotas para o Futuro”, da Fiemg tem trazido à tona a realidade de vários setores da economia, e dessa vez, o agronegócio mineiro esteve na pauta.

Segundo Robério Oliveira Silva, diretor-executivo da Organização Internacional do Café, “a produção precisa caminhar de acordo com o consumo para equilibrar os preços”. A OIC é uma entidade que tem como membros, os países produtores e importadores de café.

Para o prefeito municipal, a cafeicultura é de suma importância ao Município na geração de renda e emprego, e contribui sensivelmente com o PIB do Agronegócio mineiro. “A Associação dos Cafeicultores de Patos de Minas e região e a Cooperativa de Cafeicultores são prova do nosso empenho em organizar a atividade e melhorar a produção cafeeira”, disse Pedro Lucas Rodrigues.

A Cooperativa de Cafeicultores atuará diferente, “nós queremos desenvolver pesquisas para o desenvolvimento de novas variedades resistentes à doença e com boa produtividade” diz o presidente Geraldo França. Aliás, o setor cafeeiro vive uma crise de rentabilidade. Os cafeicultores não conseguem cobrir os custos de produção com os preços praticados atualmente no mercado.

O debate também teve a presença do deputado federal e presidente do Conselho Nacional do Café (CNC) Silas Brasileiro; do presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis; Ricardo de Souza Silveira, do Café Cristal e 1º presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

C/ Ascom

Compartilhe esta notícia:

Related Posts