Queijaria Pingo da Serra, em Tapira, conquista medalha de prata em concurso internacional

Redação 9 de novembro de 2021 0

Propriedade ainda recebeu visita da EMATER do Rio Grande do Sul

O queijo artesanal Pingo da Serra, da produtora rural Maria Geralda de Souza (Fazenda Antas), no Município de Tapira, recebeu medalha de prata no Concurso Internacional de Queijos | Araxá International Cheese Awards”.

É a segunda premiação internacional do queijo que concorreu na categoria queijo de vaca, leite cru, tratamento coalhada: cru, meia cura, casca lavada (30-60 dias).

O Queijo conquistou também o Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Concurso Mundial de Queijos e Laticínios) na França, em setembro, o primeiro certificado em nível mundial. Vale ressaltar que a Queijaria Pingo da Serra é a única no município que possui o Selo Arte.

O sucesso é tanto que uma equipe da EMATER do Rio Grande do Sul elegeu a Fazenda Antas para uma visita técnica para conhecer todo o processo de produção e trocar de experiências, a fim de levar até o sul do país casos de sucesso para inspirarem o investimento em produção queijeira na região que ainda é iniciante na produção do produto típico mineiro.

Luana Machado, gerente técnica da EMATER-RS e Junior Lopes dos Santos, coordenador de núcleo de agroindústria, crédito rural e cooperativismo da EMATER-RS, afirmaram que conhecer os processos da mineira vai ajuda-los na implementação e crescimento.

“A ideia de visitar as queijarias é ver um exemplo de uma estrutura de ‘baixo investimento’, mas com excelência em qualidade, para implantar lá e levar os pontos positivos para discutir melhorias e agregar valor ao nosso produto”, afirmou Júnior.

Já Maria é só sorrisos: “A premiação não agrega só valor ao meu produto, mas traz mais aprendizado para que eu melhore ainda mais a qualidade do queijo. A troca de informações faz com que a gente cresça. Além de valorizar a nossa produção”.

Deixe um Comentário »