Minas no Foco

Mostra Olhares CSD abre as portas da escola para toda a comunidade

Apresentações educacionais e de trabalhos sociais puderam, ser conferidas durante o evento do Colégio São Domingos

GEDSC DIGITAL CAMERAPor Caio Ranieri

Dois dias dedicados a parceria escola-comunidade. O Colégio São Domingos realizou na quinta (26) e sexta (27), nas dependências da escola localizada em Araxá, no Alto Paranaíba, a Mostra Olhares CSD; um momento de confraternização entre alunos, professores, funcionários, amigos, familiares e comunidade em geral.

O evento contou com a participação de todos os 1.100 alunos do colégio e apresentou o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido desde o começo do ano letivo

Sala de incentivo a leitura, aulas de biologia em 3D, exposições de trabalhos das aulas de robóticas e das aulas digitais, atividades da educação infantil, esportes, jogos, raciocínio e um foco especial na profissionalização, com palestras com representantes de instituições de ensino superior.

Uma mostra que foi além dos trabalhos feitos em sala de aula, explica a diretora Ana Cristina Cunha Borges. “É o olhar da educação do Colégio São Domingos, para o mundo, para a comunidade, para a sociedade, para o conhecimento. Diversificamos bastante trazendo o dia a dia da sala de aula, a ação pedagógica para a exposição. Temos desde um memorial, onde nós trouxemos a história, inclusive com a exposição de objetos. Tecnologias antigas se tornaram curiosidade para os alunos, como a máquina de escrever, o mimeógrafo, discos de vinil e a vitrola, por exemplo”, disse.

GEDSC DIGITAL CAMERAA escola ainda resgatou os saudosos e marcantes recitais de poesias, que hoje, estão perdidos no tempo. Sabores, culinária e a criatividade e potencial também foram colocados em evidência para quem passou pelo colégio nesses dois dias. A escola, que atende do ensino infantil ao médio, apresentou trabalhos de todas as séries. O colégio foi tomado por uma multidão de estudantes, inclusive de outras escolas, tanto da rede pública quanto particular.

“Fizemos um momento de palestras abertas a toda comunidade. Trouxemos faculdades para expor os cursos em cada área de atuação. Sabemos que o ensino médio é uma fase de difícil escolha das profissões, com o leque que existe. Essas faculdades vieram então para agregar ao nosso público, a nossa mostra, com essas palestras. Tivemos ainda um fórum de discussão com o Doutro Ibrahim Fleury Madeira Filho, juiz da comarca, que veio falar da privacidade e internet”, ressalta.

GEDSC DIGITAL CAMERATrabalho social

Uma das salas da Mostra Olhares não era composta pelos trabalhos dos alunos, nem miscigenada pela tecnologia, e tão pouco por atividades educacionais tradicionais. Era sim montada, pelo mais puro amor e dedicação que pode existir no coração do ser humano. Era uma sala repleta do talento mesclado com a simplicidade dos residentes do Recanto do Idoso São Vicente de Paulo, aonde alunos do São Domingos fazem um trabalho de voluntariado.

Telas pintadas por diversos moradores do espaço e estavam, dando um brilho ainda mais especial para a Mostra Olhares, dando a oportunidade a quem passava por ali em poder abrir o olhar para a instituição que acolhe os idosos. Segundo a coordenadora de projetos da escola, Wanilza Vieira, esse é o Projeto Geração Entreolhares com Arte, que acontece há 30 meses.

GEDSC DIGITAL CAMERA

“Nossa intenção era só realizar oficinas de pintura no Recanto do Idoso, mas nossa permanência lá durante esses 30 meses mostrou que era necessário algo mais. Então levamos alunos que brincam de palhaços nos quartos, que tocam, cantam, fazemos piqueniques, passeios e as oficinas de pinturas que deram origem a essas obras”, conta. Alguns dos trabalhos foram selecionados e eles foram confeccionados postais. São cinco obras selecionadas e que viraram cinco mil cartões.

Eles vão ser comercializados inicialmente no Colégio São Domingos e no Recanto do Idoso. “Mas a gente está procurando pessoas que possam estar colocando postos de venda em seus comércios e colaborando com essa iniciativa. O dinheiro desses postais é para que a gente consiga dar continuidade a esses projetos”, reforça.

Wanilza explica ainda que além dos postais, um abaixo assinado está sendo feito, direcionado ao poder público municipal, pedindo a disponibilização no Recanto do Idoso de um terapeuta ocupacional, que está em falta na instituição de caridade. “Lá não existe esse trabalho e a ociosidade dos residentes é muito grande. É importante e possível realizar ações significativas dentro de um espaço como o Recanto do Idoso”. Quem quiser mais informações do projeto, quiser adquirir os portais, pode entrar em contato com Wanilza Vieira, no Colégio São Domingos. O telefone é (34) 3662-3111. Confira abaixo a galeria de fotos!

Compartilhe esta notícia:

Related Posts