Minas no Foco

Minas deve colher 120 mil toneladas de trigo na safra 2013/2014

Expansão da área de cultivo garante produção 48,5% superior à registrada no último período, de acordo com dados da Conab

Minas deve colher 120 mil toneladas de trigo na safra 2013/2014Por Caio Ranieri

Os agricultores de Minas Gerais devem colher, na safra 2013/2014, cerca de 120 mil toneladas de trigo, volume 48,5% maior que o registrado no período anterior, de acordo com o primeiro levantamento de intenção de plantio realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados, analisados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), mostram que o cultivo do cereal no Estado ocupa atualmente 40 mil hectares, área 68% superior à registrada na safra passada.

Para a coordenação do Programa de Desenvolvimento da Competitividade da Cadeia Produtiva do Trigo (Comtrigo), criado pela Seapa, a expansão do cultivo de trigo em Minas se deve à adesão dos agricultores à cultura do cereal em número crescente de municípios. A área potencial para a produção do cereal, no Estado, supera um milhão de hectares. “

A decisão dos produtores mineiros em investir mais na produção de trigo mostra que eles percebem o cenário favorável à realização de bons negócios com o cereal. A Argentina reduziu a produção de trigo e o Brasil terá de importar maior volume do cereal dos Estados Unidos, Canadá, Comunidade Econômica Europeia e Rússia. O país importa atualmente cerca de 60% do trigo para o consumo interno.

Novo polo

Minas Gerais lidera a proposta de criação do Polo de Produção de Trigo Tropical do Brasil, com os Estados de Goiás, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O polo terá condições de ajudar na produção de um volume anual próximo das necessidades internas.

Para o desenvolvimento de variedades conforme as condições de clima e solo de cada região está sendo instalado em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o primeiro Núcleo de Pesquisa de Trigo Tropical (NAPTT), fora do Rio Grande do Sul. O projeto é realizado pela Embrapa em parceria com a Epamig e entidades do setor.

Em Minas e no Brasil Central, o cultivo de trigo é beneficiado pelas condições de clima, solo, distribuição da chuva, pouca infestação de pragas e qualidade dos grãos. As perspectivas de aumento da safra de trigo no Estado devem aquecer a produção de sementes, suporte indispensável à atividade.

C/ Ascom

Compartilhe esta notícia:

Related Posts