Mestres queijeiros e produtores de vários países se encontram em MG nesta semana

Redação 3 de novembro de 2021 Comentários desativados em Mestres queijeiros e produtores de vários países se encontram em MG nesta semana

Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards reunirá no Triângulo Sul os principais nomes do setor e mais de três toneladas de queijo certificado

O mestre queijeiro Daniele Bassi está de malas prontas para o Brasil. Presidente da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), com sede na Itália, ele desembarca nesta quinta-feira (4) em Araxá, na região do Triângulo Sul, onde participa até o fim de semana do maior evento queijeiro do país, a Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards.

“Para nós é uma grande honra poder ajudar a organizar esse evento queijeiro e, de maneira específica, o concurso internacional. Pela importância desse momento para o setor queijeiro brasileiro e também internacional, uma comitiva da ONAF estará presente em Araxá”, conta Bassi, que conduzirá já em terras brasileiras o treinamento final dos mais de cem jurados que avaliarão os queijos durante o concurso internacional. Serão julgados 800 queijos de mais de 10 países. “A análise sensorial que a gente faz é uma técnica que foi estudada e codificada. Quando juntos escrevemos o regulamento do concurso um dos objetivos foi a valorização dos queijos brasileiros e internacionais”, ressalta.

O concurso será realizado em duas fases.  A primeira, na sexta-feira (5), classifica os melhores para a grande final no sábado (6). Mais que uma premiação internacional, para Daniele Bassi, essa é uma oportunidade para que os produtores possam evoluir na fabricação do queijo. “As avaliações feitas neste concurso serão fundamentais para que os produtores possam ter indicações para melhorarem o próprio produto. Nós sabemos que atrás de um queijo temos produtores, famílias e um prêmio como o que ofereceremos fará crescer e muito o valor da produção destas pessoas”, explica.

Toda a avaliação dos queijos e também o anúncio dos resultados poderão ser vistos pelo público, ao vivo, direto da Vila Gastronômica, já montada no Parque do Barreiro, em Araxá. Por lá os visitantes terão a oportunidade de provar e comprar queijos de praticamente todas as regiões produtoras do país, além da degustação de queijos da Europa e da América Latina. “São mais de três toneladas de queijo e teremos ainda muita harmonização: vinho, azeite, cachaça, café, alguns produtos típicos da região. É uma feira aberta ao público que também conta com uma programação muito interessante na parte cultural”, ressalta Maricell Hussein, organizadora do evento.

Programação

A programação da Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards começa na quinta (4) com a abertura da feira gastronômica a partir das 14h. A cerimônia de abertura, marcada para 18h, contará com a presença do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini. Na sexta (5) participam do evento a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e o vice-governador, Paulo Brant.

Até domingo (7) produtores rurais e interessados poderão participar de uma série de cursos e painéis que debaterão o momento atual do queijo e os principais desafios do setor.

A Expoqueijo

Principal evento do segmento no país, a Expoqueijo Brasil pretende promover a expansão do mercado nacional e internacional; a capacitação e qualificação do produtor e dos seus negócios e a valorização do queijo de excelência. “O tradicional e premiado queijo de Minas Gerais e do Brasil já ganhou o mundo. Agora são novos e maiores os desafios, mais ousados e ambiciosos. A cadeia do queijo quer dar passos semelhantes aos que comerciantes e produtores de café e cachaça obtiveram em passado não muito distante. É preciso abrir novos mercados e, paralelamente, continuar o investimento nos produtores”, afirma Maricell Hussein.

O evento tem a apresentação do Ministério do Turismo e da CBMM. É realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio máster da CBMM. Tem o patrocínio da Bem Brasil, Satis, Click Telecom e Codemig com a parceria da ONAF, AmiQueijo, Aqmara, Entreposto São Pedro, Faemg, Sebrae, Fiemg, Prefeitura Municipal de Araxá, IMA, EPAMIG, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma realização da Bonare Eventos, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO
ExpoQueijo Brasil 2021 / Araxá International Cheese Awards

Quando? De 4 a 7 de novembro de 2021

Onde? Tauá Grande Hotel / Araxá

Mais informações: https://www.expoqueijobrasil.com.br/

Os comentários estão desativados.