Minas no Foco

Mesários são peças chave para democracia nas eleições em Araxá

Este ano, 960 convocados participam das eleições no município

Por Wallace Coelho

Muito antes dos portões se abrirem nas seções eleitorais de Araxá, no Alto Paranaíba os mesários já preparam os locais de votação para deixar tudo pronto ao eleitor. Luciana Franciele Silva, estudante, foi convocada pela Justiça Eleitoral pela primeira vez este ano e conta que chegou às sete da manhã na Escola Estadual Delfim Moreira.

“Acompanhar o processo é interessante. Quando entrei preguei os cartazes, organizei a sala. Eu sempre tive vontade de participar. Nós colaboramos, mesmo sendo voluntário, você se coloca à disposição e ainda aproveita para refletir como funciona o procedimento, as urnas e os recursos”.

O professor, Renato Barcelos está trabalhando como mesário desde 2010, e contou orgulhoso a reportagem do Minas no Foco, que a função é importante porque auxiliar a comunidade e ajuda na formação do cenário brasileiro. “Aqui na minha seção é basicamente de idosos. Cada um tem seu próprio perfil. Alguns apresentam dificuldades, outros não. Porém, mesmo não sendo mais obrigatório, pessoas de 80 e até 90 anos tem vindo votar”.

Em todo o estado, cerca de 190 mil mesários irão atuar nas eleições. De acordo com o Cartório Eleitoral de Araxá, 960 participar das eleições em outubro. No município são 214 seções eleitorais que contam com os serviços de quatro mesários em cada uma.

Os que vão atuar nas eleições têm direito a dois dias de folga no serviço público ou privado por cada dia trabalhado no pleito eleitoral, o que inclui também os dias de treinamento. Para os estudantes universitários, voluntários ou não, pode ser concedido um certificado de até 30 horas de atividade extracurricular. Além disso, o mesário recebe auxílio-alimentação, certificado de serviços prestados à Justiça e, em casos de concursos públicos, cujo edital permita, tem preferência em casos de empate.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts