Minas no Foco

Homenagem aos 150 anos de Araxá, livro promete revelar ângulos inéditos da cidade

Publicação é assinada pelo jornalista Luiz Humberto França

Um livro para fazer história e revelar a alma de Araxá por meio de fotos. Para marcar o aniversário da cidade, comemorado em 2015, o escritor e jornalista Luiz Humberto França lança em novembro sua mais nova obra: “Araxá, 150 anos – História, Cultura e Desenvolvimento”.

Um conjunto de fotos e textos organizados para homenagear o sesquicentenário. “A intenção é que a obra faça parte do acervo de escolas, associações de bairro, bibliotecas e universidades. Com a finalidade de ser utilizada em pesquisas. Tanto que a qualidade, o acabamento, o papel, tudo foi pensado para ser algo duradouro”, explica.

O desafio do jornalista e da equipe do projeto, formada por mais de 20 profissionais, foi tratar o tema de forma criativa e dinâmica. O leitor, ele garante, não vai se deparar com o cartão postal tradicional.

“Vamos retratar Araxá, sem ficar na mesmice, buscamos fotos diferentes, ângulos diferentes, detalhes que ninguém presta atenção no dia a dia. Os locais são os mesmos, só a abordagem que é diferente”, afirma França.

O livro, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura realizada pelo Ministério da Cultura, tem o patrocínio da CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.

Toda a tiragem de 1.000 exemplares será distribuída gratuitamente para a comunidade araxaense e também para as principais bibliotecas do país e entidades do estado de Minas Gerais. “Com isso, vamos divulgar Araxá além de suas fronteiras. Na verdade é um presente que todos os envolvidos no projeto dão para a cidade neste momento especial”.

Audiobook

Também faz parte do projeto um audiobook, que garante o acesso integral ao conteúdo a pessoas com deficiência visual. O trabalho estará disponível, também de forma gratuita, em um site, onde o internauta poderá ter acesso exclusivo a fotos inéditas que não foram incluídas no livro.

O autor

Luiz Humberto França, ou apenas França como é conhecido no meio jornalístico é mineiro de Araxá. Como escritor lançou no inicio de 2015 “Telejornalismo no interior – A arte de fazer mais com menos”, pelo selo artigo A da Editora Gulliver.

Há 30 anos atua no interior do Estado, tendo trabalhado em rádio, jornais e assessoria de imprensa. Atualmente é gerente de jornalismo da TV Integração, afiliada Globo em Araxá e Divinópolis.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts