Minas no Foco

Fiscalização contra a Covid interdita bares e piscinas de hotéis em Araxá

Tanto os proprietários dos bares quanto dos hotéis foram multados em mais de dois mil e seiscentos reais

No último final de semana, dois bares e duas piscinas de dois hotéis em Araxá foram interditados durante a Fiscalização de Medidas de Prevenção ao Coronavírus. No caso dos bares, um estava funcionando além do horário permitido e outro havia consumo de bebida alcoólica no local.

Conforme explica a coordenadora da equipe, Marcella Teodoro, a interdição das piscinas foi baseada no artigo 17 do Decreto Municipal 333, que permite o funcionamento de piscinas apenas de escolas de natação, mediante apresentação de protocolo de biossegurança previamente aprovado. “No caso de piscinas de uso público, como de hotéis e condomínios, essas devem ter uma faixa de isolamento”, explica.

Tanto os proprietários dos bares quanto dos hotéis foram multados em 50 Unidades Fiscais da Prefeitura de Araxá (UFPAs), que equivale a R$ 2.693,50.

Segundo levantamento, nos últimos sete dias a equipe de fiscalização atendeu 236 denúncias recebidas através do call center. Destas, 141 somente no final de semana.

Entretanto, de acordo com Marcella, cerca de 30% dessas denúncias não procedem. “São casos de perturbação de sossego, em que famílias extrapolam no som, mas que não configura aglomeração, uma vez que se trata de reunião com menos de nove pessoas entre os próprios moradores da casa”, explica.

O Decreto Municipal 333 estipula que só são permitidas reuniões com até nove pessoas, desde que sejam do mesmo núcleo e convívio familiar.

Outro caso que também chamou a atenção foi de uma pessoa positiva para coronavírus que estava circulando livremente na cidade. Neste caso, a equipe teve que acompanhar essa pessoa até a sua residência. “O mais difícil é a conscientização das pessoas. Porque de nada adianta nosso trabalho de fiscalizar se as pessoas não têm consciência”, lamenta.

Fiscalização de hotéis

Esta semana, a equipe de Fiscalização das Normas de Prevenção ao Coronavírus dá continuidade ao trabalho de inspeção em hotéis da cidade. O trabalho teve início no final de semana e estão sendo verificadas medidas de biossegurança como distanciamento de mesas, isolamento das piscinas (caso tenha) e ocupação de 50% da lotação desses estabelecimentos. O telefone do Disk denúncia é o (34) 9 9257-1122.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts