Expoqueijo Brasil 2022 será em agosto, anuncia organização

Redação 8 de novembro de 2021 Comentários desativados em Expoqueijo Brasil 2022 será em agosto, anuncia organização

Maior evento do setor queijeiro no país terminou no domingo

Considerado o maior evento do setor queijeiro no país, a Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards terminou neste domingo (7) e já tem data marcada para 2022. No próximo ano produtores rurais, mestres queijeiros, especialistas, empreendedores e amantes de queijos do Brasil e do mundo têm um encontro marcado entre os dias 11 e 14 de agosto.

O anúncio foi feito pela organizadora do evento, Maricell Hussein e pela secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini. “Temos o desafio de fazer um evento ainda mais relevante para o setor e que continue valorizando e mostrando a excelência do que produzimos”, ressalta a secretária.

Para 2022 muitas das parcerias devem ser mantidas. Entre elas, está a que proporcionou a formação de jurados e a utilização de um método codificado para os julgamentos dos queijos no concurso internacional. “Já acertamos tudo com o consulado italiano e com a Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf) para que possamos realizar no ano que vem o nosso concurso nos mesmos parâmetros. O evento fica em Araxá, deve praticamente duplicar até a pedido do governador Romeu Zema, mas as novidades vamos anunciando aos poucos, assim que forem se concretizando”, ressalta a organizadora Maricell Hussein.

Números

O sucesso da Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards se traduz em números. De acordo com a organização, mais de quatro toneladas de queijo passaram pelo Parque do Barreiro durante o evento. Somente o Concurso Internacional reuniu 260 competidores com 809 queijos de 10 países, classificados em 54 categorias.

O grande vencedor da competição foi um Bra Duro Dop com 15 meses de maturação, fabricado na região de Piemonte, na Itália. Após uma avaliação final e concorrendo com os quinze queijos mais bem classificados na opinião de 150 jurados, o queijo italiano recebeu a certificação “superouro”.

Além deste, os melhores de cada categoria foram premiados com classificações “ouro”, “prata” e “bronze”. A região da Serra da Mantiqueira, recentemente reconhecida pelo Governo do Estado como produtora de queijo artesanal, levou mais de 30 prêmios no concurso. “Estamos mostrando para o Brasil e para o mundo a capacidade que Minas tem de ser referência. Na minha opinião este é o evento mais sério e transparente em termos de avaliação de queijos e responsabilidade com o nome do produtor”, ressalta o presidente da Associação dos Produtores de Queijo da Se rra da Mantiqueira (Aproman), Luiz Antônio Guimarães.

Valorização que deve se reverter em negócios, outro foco da Expoqueijo Brasil. Entre quinta (4) e domingo (7) milhares de pessoas passaram pela Feira e pela Vila Gastronômica do evento. Nos mais de 100 estandes foi possível encontrar, além dos queijos, azeite, cachaça, café, artesanato e maquinários. A produtora Regina Sugaiama, que faz geléias em Belo Horizonte, se surpreendeu com os resultados. “A gente trouxe geléias de frutas e pimentas para a harmonização com o queijo. Tivemos uma venda direta muito boa e, fora isso, tínhamos muitos lojistas participando e com este contato j&aacut e; vamos conseguir entrar em lojas novas. Isso é um ganho imensurável em médio e longo prazo”, comemora.

A Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards teve a apresentação do Ministério do Turismo e da CBMM. Foi realizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio máster da CBMM. Teve o patrocínio da Bem Brasil, Satis, Click Telecom e Codemig com a parceria da ONAF, AmiQueijo, Aqmara, Entreposto São Pedro, Faemg, Sebrae, Fiemg, Prefeitura Municipal de Araxá, IMA, EPAMIG, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma realização da Bonare Eventos, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Os comentários estão desativados.