Minas no Foco

Câmara de Patos de Minas realiza reunião pública para discutir coleta de lixo

Demora no recolhimento de lixo no centro da cidade, reclamações sobre os ferros-velhos e falta de punição contra os infratores, foram temas da reunião pública

A Câmara Municipal de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, realizou Reunião Pública no Plenário, com o objetivo de aprofundar as discussões sobre a coleta de lixo em Patos de Minas e buscar soluções possíveis para a melhoria na prestação do serviço público ora mencionado.

Foi uma iniciativa do Vereador Lásaro Borges de Oliveira, Presidente da Comissão de Participação Popular (CPP) da Câmara Municipal de Patos de Minas, serviu também para discutir o problema dos depósitos de material reciclável, os chamados “ferros velhos”, motivo de muita reclamação de moradores das áreas em que eles estão localizados, principalmente nos bairros Santo Antônio, Vila Garcia e Alvorada.

De acordo com o Presidente da CPP do Legislativo, ele foi procurado por moradores do bairro Santo Antônio que o entregaram um abaixo assinado com mais de 200 assinaturas, pedindo providências urgentes contra um depósito de ferro velho. O documento informa que foram registrados mais de 150 casos de dengue no referido bairro.

Apesar do público reduzido, a discussão foi interessante e começou com uma exposição de fotos mostrando grande quantidade de lixo no centro da cidade, que demora a ser recolhido.

O Vereador Lásaro Borges lembrou que o assunto já foi discutido em audiência pública na Câmara Municipal e colocou alguns pontos que, segundo ele, carecem de medidas urgentes da Administração Municipal. Dentre eles, citou os seguintes:

Falta de uma campanha permanente de conscientização das pessoas sobre horários e locais de colocação do lixo para recolhimento; e

Ausência de fiscalização incisiva e punição por parte dos órgãos competentes sobre os abusos praticados, inclusive por comerciantes do centro da cidade.

O Presidente do Conselho Municipal de Defesa e Preservação do Meio Ambiente (Codema), Ivanildo Alves Zica, pontuou várias situações de desrespeito ao meio ambiente e de descumprimento das normas legais, como notificações e multas. O ambientalista sugeriu que os vereadores tomem iniciativas mais drásticas e, também, ressaltou a necessidade da discussão: “A situação é séria, são muitas as irresponsabilidades, não podemos parar de atacar essa situação e acho que cada um deve, na sua respectiva área, assumir sua responsabilidade”.

O Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Civuca Costa, disse que foi importante a iniciativa e acrescentou: “a Administração Municipal avançou em algumas questões e vai continuar atenta para fazer o que for preciso em relação ao problema”. O Vereador Valdir Reis cumprimentou a CPP pela reunião e manifestou apoio para ajudar a encontrar as soluções necessárias.

Numa avaliação final, o Vereador Lásaro Borges, como Presidente da Comissão de Participação Popular, que conta também com os Vereadores João Bosco de Castro Borges (Bosquinho) e Vicente de Paula Sousa, considerou boa a reunião e garantiu que não vai desistir da luta. Como próximas medidas, anunciou: “Entendo que é preciso colocar contêineres no centro da cidade, mas parece que não querem, vou contar com os colegas vereadores para encaminhar quantos requerimentos forem necessários ao prefeito, solicitando a destinação de uma área para tirar os ferros velhos da cidade e ao Ministério Público para agir contra os que insistem em manter lixo e áreas poluídas em áreas habitadas. Agradeço aos que compareceram, incluindo a imprensa”.

Ascom Câmara Municipal de Patos de Minas

Compartilhe esta notícia:

Related Posts