Minas no Foco

Bombeiros e Samu de Patos de Minas se unem para melhorar serviços

Interação garante mais agilidade e qualidade dos atendimentos de urgência e emergência

Desde o final de dezembro de 2014, que o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, desenvolvem um trabalho integrado.

A integração, fruto de um convênio assinado entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, através da 2ª Companhia de Bombeiros de Patos de Minas, Prefeitura Municipal e Unipam, visa dar maior agilidade e qualidade aos atendimentos de urgência e emergência que já eram prestados pelas duas entidades.

Desde o início da integração, já foram realizados mais de 500 atendimentos à comunidade, sendo uma média de 30 ocorrências por dia, o atendimento integrado evita a duplicidade das ocorrências onde duas viaturas deslocavam sem necessidade para o mesmo local trazendo desgaste físico para os socorristas e ainda aumentando o tempo resposta dos atendimentos de outras ocorrências.

Foram criados dois Postos de Atendimento Integrado (PAI), sendo um na sede da 2ª Companhia de Bombeiros, no Bairro Jardim Paulistano, e outro no Centro Clínico do Unipam, em breve serão criados mais três Postos de Atendimento Integrado, um no Quartel do Corpo de Bombeiros, na Rua Joaquim das Chagas, no Bairro Lagoa Grande, um no Aeroporto Municipal e outro na parte alta da cidade.

A descentralização dos postos de atendimento garantirá mais agilidade e qualidade nos atendimentos de emergência, aumentando a sobrevida das pessoas, diminuindo o período de internação hospitalar e consequentemente estando disponíveis, maiores quantidades de leitos nos hospitais da cidade.

Acontece também a ativação de um Centro Integrado de Comando e Controle, composto por equipes dos Bombeiros e Samu, numa mesma central, onde serão recebidas e despachadas as ocorrências com muito mais agilidade, buscando sempre atender a comunidade com maior qualidade possível. Os contatos dos grupamentos de socorro são 193, para Bombeiros e o 192 para o Samu.

Ascom Corpo de Bombeiros

Compartilhe esta notícia:

Related Posts