Minas no Foco

Batalhão da PM em Araxá dá início a Operação Natalina 2014

Policiamento a pé, blitz e ações preventivas fazem parte das medidas tomadas para as festas de fim de ano

Por Caio Ranieri

Começou no último fim de semana a Operação Natalina 2014/2015. Organizada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e com grande atuação dos policiais do 37º Batalhão da PM em Araxá, no Alto Paranaíba, que coordena diversas cidades da região.

A Operação Natalina busca oferecer tranqüilidade à população durante o período de compras nas áreas comerciais e período de festas e férias, em que as pessoas se ausentam mais tempo de suas casas em viagens.

“O período que antecede as festas de natal exige do sistema de segurança pública, especialmente da Polícia Militar, uma atenção especial para coibir a ação de infratores que visam a prática de atos delituosos aproveitando-se do aumento do trânsito de pessoas e veículos nas áreas comerciais, do volume de compras, da extensão do horário de funcionamento do comércio e do aumento da circulação de dinheiro em virtude do pagamento do 13º salário, que, conseqüentemente, geram um aumento das demandas”, diz comunicado da PM.

Locais como áreas comerciais, terminal rodoviário, setor de bancos e caixas eletrônicos terão ocupação ostensiva das autoridades. O policiamento a pé é uma característica da operação desse ano, o que facilita as ações interativas e informativas, com, por exemplo, a distribuição de panfletos e divulgação de dicas de segurança, desenvolvendo um trabalho de sensibilização da comunidade e comerciantes sobre a adoção de medidas de auto-proteção. Ainda, serão desencadeadas operações de blitz de trânsito, batidas policiais, operações presenças e proteja seu bairro, patrulhamento rural, entre outras.

“Para atingir melhores resultados é imprescindível a participação ativa do cidadão adotando medidas, denunciando situações emergenciais à Polícia Militar, através do telefone 190 ou promovendo denúncias anônimas através do Disque-Denúncia 181”, finaliza o comunicado.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts