Minas no Foco

Araxá recebe Campanha de Doação de Sangue pelo oitavo ano consecutivo

Associação de Doadores de Sangue de Araxá se mobiliza para reunir pessoas

Por Caio Ranieri

Vai acontecer, pelo 8º ano, a Campanha de Doação de Sangue em Araxá, no Alto Paranaíba. O Uniaraxá (Centro Universitário do Planalto de Araxá) cede seu espaço para receber as equipes do Hemocentro de Uberaba, para a realização dos procedimentos.

Vai ser no dia três de dezembro, a partir de 8h. Hospital Dom Bosco, Santa Casa de Misericórdia, Casa do Caminho, Secretária de Saúde e Associação dos Doadores de Sangue se unem ao Centro Universitário para o sucesso da campanha.

O principal objetivo é a conscientização da população sobre a importância de doar sangue e medula óssea. Outra finalidade é ajudar no abastecimento do estoque de sangue no Hemocentro de Uberaba e da região. É nesse período do ano que eles têm uma baixa na procura dos doadores e com isso, o estoque acaba ficando defasado.

Serão distribuídas 120 fichas para os doadores. Quem não conseguir doar sangue, pode se cadastrar para a doação de medula óssea. É necessário apresentar, no ato da doação, documento de identificação original, com foto. Mais informações nos hospitais da cidade.

Quem pode doar

A pessoa deve ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade

Ter idade entre 18 e 64 anos, pesar acima de 50 Kg

Dormir bem na noite anterior a doação, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia

Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ser usuário de drogas

Não estar de Jejum

Atenção

Antes de o procedimento ser realizado, é feita uma avaliação na triagem dos doadores com uma entrevista com realizada por médicos. Essa triagem pode ou não impedir a pessoa de doar sangue. As informações prestadas serão mantidas em rigoroso sigilo. Vale ressaltar que doar sangue não emagrece, não engorda, não afina e nem engrossa o sangue e não vicia, além de fazer bem ao coração e a alma. Doar sangue é um ato de amor. Salve vidas!

Compartilhe esta notícia:

Related Posts