Minas no Foco

Araxá realizada Campanha que incentiva doação voluntária de sangue

O material será encaminhado ao Hemocentro Regional de Uberaba

Por Wallace Coelho

A Associação Doadores de Sangue promoveu nesta quinta-feira (4), em Araxá, no Alto Paranaíba, através da parceria com a Santa Casa de Misericórdia da cidade, Casa do Caminho, Uniaraxá e Secretaria Municipal de Saúde, uma campanha para doação de sangue.

A meta era incentivar os araxaenses a se mobilizarem pela causa, já que a cidade não possui Hemocentro. O material coletado no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) vai para o estoque do Hemocentro em Uberaba, que atende várias cidades da região.

Nesta época do ano muitas pessoas viajam e o estoque diminui. Com o mutirão de coleta espera-se que esse impacto seja reduzido. De acordo com o responsável pela agência transfusional, João Batista Arantes, é uma maneira de contribuir com o banco do Hemominas que passa por situação crítica. “Aqui estamos tranquilos, porém, precisamos prevenir de possíveis incidentes que ocorrem no fim do ano”.

O município utiliza cerca de 150 bolsas de sangue por mês e o ideal seria a cidade ter 250 doadores mensalmente. Em Hospitais como a Casa do Caminho e Santa Casa de Misericórdia, o consumo diário é de quatro bolsas. Mas em dezembro a quantidade pode dobrar dependendo da demanda.

Para os pacientes que necessitam de transfusão de sangue, o tipo O negativo é mais solicitado na unidade de Uberaba. Enquanto, o mais raro é o AB negativo. Por isso, a campanha esteve voltada para suprir a procura por essa variação sanguínea.

Como se tornar um doador

Para doar sangue, o interessado precisa ter entre 16 e 67 anos, peso mínimo de 50 quilos e estar com documento de identificação. Menor de idade deve ter autorização dos pais. O doador passa primeiro pela triagem clínica, sendo avaliado por um profissional, e a triagem sorológica.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts