Minas no Foco

Voluntariado marca o Dia das Crianças em Araxá

No Salão da Igreja Santo Antônio, passaram mais de 4 mil pessoas

Por Wallace Coelho

O Dia das Crianças deixou o domingo mais alegre e mais solidário em Araxá, Alto Paranaíba. Na data dedicada aos pequenos, tinha gente por todo lado no salão da Igreja Santo Antônio, no Setor Leste da cidade.

Lá num canto, um olhar entusiasmado transmitia a sensação de felicidade de inúmeras outros membros da comunidade. Dona Ilza José Ferreira é faxineira, mãe de sete filhos e avó de quatro netos. Levou a família para sentir o calor do voluntariado.

“Eu acho uma maravilha porque nunca tive isso, mas meus filhos todos tiveram. Graças ao coração do povo se torna possível. Com meu salário mínimo, não tenho condições de dar presentes e promover festa”, conta emocionada.

Com a intenção de tornar mais feliz o feriado de centenas de crianças, uma família do bairro Mangueira passou a organizar uma festa para a comunidade há aproximadamente 21 anos. Com a ajuda de vizinhos e outros moradores do próprio bairro, o evento chega a atender quatro mil crianças com doces, salgados e muita diversão.

“Quando começamos, servimos 32 cachorros quentes lá no campo do ‘Vila’ ao lado da minha esposa e outro casal. Então hoje vemos a dimensão que a festa chegou. Só este ano foram 16 mil cachorros quente, cinco mil picolés e 1.800 litros de refrigerante, entre outras guloseimas distribuídas”, explica o organizador Eustáquio Pereira.

Tudo o que é distribuído para os pequenos, como brinquedos e doces, é doado. Neste ano, algodão doce, saquinhos surpresas e muita música completaram a festa. Um cordão humano foi feito dentro do salão para entregar as lembrancinhas. Voluntários unidos, de mãos dadas, conectados pelo mesmo ideal.

“Existem coisas que não conseguimos transmitir com palavras. Mas isso aqui é uma coisa maravilhosa, porque voltamos a ser crianças. É um sonho que realizo, já que na minha infância eu contava nos dedos para chegar no dia das crianças, para ganhar um pão com salame e copo de refrigerante. E prometi que um dia teria condições de fazer uma festa grande para a garotada”, completa Eustáquio Pereira.

A iniciativa tem também uma finalidade social, com o propósito de manter as crianças e jovens afastados do mundo das drogas. A ideia é que mais pessoas possam ficar sabendo da proposta e ajudar. Como a festa não tem fins lucrativos, segundo os voluntários, o maior presente que recebem são os sorrisos em um dia de comemoração.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts