Minas no Foco

Vigilância Sanitária orienta motoristas sobre transporte de pacientes que fazem hemodiálise na região

Centro de Diálise de Araxá atende 167 pacientes de oito cidades da região

Os motoristas de Araxá e da microrregião estão sendo informados sobre a Nota Técnica número 16, que trata do transporte sanitário público de pacientes que fazem hemodiálise. A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem promovido reuniões com os profissionais, repassando orientações que visam a segurança dos pacientes e dos motoristas.

A coordenadora da Vigilância Sanitária em Araxá, Magaly dos Santos, informa que o Centro de Diálise – CDA, atende 167 pacientes de Araxá, Santa Juliana, Perdizes, Tapira, Campos Altos, Ibiá, Pratinha e Pedrinópolis. As reuniões com os representantes dos municípios estão sendo feitas na sede da Secretaria de Saúde.

Os motoristas são orientados sobre a forma correta de transportar os pacientes, respeitando o limite de ocupantes por veículo. Ressalta que é necessário o uso de álcool 70 ou hipoclorito de sódio para higienização dos veículos e se algum paciente tiver sintomas respiratórios, é obrigatório o uso de máscara, medidas que protegem os pacientes e os profissionais que fazem o transporte.

“É importante repassar as orientações porque são pacientes imunodeprimidos, estão no grupo de risco e não podemos colocá-los em uma situação que pode comprometa a saúde deles. Eles têm comorbidades e se forem contaminados pelo Coronavírus, correm risco de morte”. Magaly também esteve na Casa Apoio, em Uberaba, repassando orientações sobre a segurança dos funcionários e dos pacientes que passam pelo local.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts