Minas no Foco

Sacramento agora tem unidade com o Programa Hiperdia

Programa é destinado a pessoas que têm hipertensão e diabetes

Fotos: Ana Paula NevesA Prefeitura de Sacramento, no Triângulo Mineiro, através da Superintendência de Saúde, lançou o Projeto Hiperdia, que conta com uma equipe multiprofissional, como médicos, agentes comunitários de Saúde, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, dentre outros.

A UBS Milton Skaff foi a primeira a receber pacientes para a realização de pesagem, aferição de pressão e diabetes. Cada dia, profissionais da Superintendência Municipal de Saúde estará realizando este trabalho em uma UBS, que totalizam seis em Sacramento.

“Dentro das UBS’s temos as PSF’s (Programas de Saúde da Família), que percorrem os bairros do entorno, a fim de cadastrar pessoas com suspeita destas doenças, e trazê-las para dentro deste espaço”, destacou a enfermeira Alyne Lorys.

Este programa é destinado a pessoas que têm hipertensão e diabetes. “Muitas vezes, outras enfermidades levam a estas, como é o caso da depressão. Por isto, temos que integrar mais estas pessoas”, afirma a nutricionista Juliana Theodora.

Fotos: Ana Paula NevesA dona de casa Maria Abadia Félix, uma dos 53 pacientes que estiveram ontem na UBS para realização dos procedimentos, disse que estava muito feliz com a atitude da atual administração. “É muito bom pra gente. Foram até minha casa. Praticamente me buscaram. Ninguém faz isto pela gente. Eu não cuidava da minha diabetes, e hoje estou aqui, me tratando”, comemorou a dona de casa.

Para o prefeito de Sacramento, Bruno Cordeiro, esta é uma grande ação, e lembra da dedicação que agentes comunitários, enfermeiros, enfim, de toda a equipe multiprofissional envolvida. “São pessoas que cuidam de nosso cidadão. Parabenizo a todos os agentes comunitários que caminham pelos bairros, sol a sol, a fim de oferecer uma qualidade de vida melhor ao nosso povo sacramentano”, pontua, lembrando que, através do Hiperdia, todos os cadastrados no programa irão receber gratuitamente todo o tratamento.

Ascom PMS

Compartilhe esta notícia:

Related Posts