Projeto ‘Samuzinho’, em Patos de Minas, será retomado em março, capacitando alunos da rede municipal

Redação 1 de março de 2019 0

Cada aluno receberá um manual de primeiros socorros para auxiliar no aprendizado

Com objetivo de capacitar alunos e professores sobre as técnicas de primeiros socorros, bem como reconhecer situações de emergência médica que podem salvar vidas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, e as Secretarias Municipais de Saúde e Educação retomarão, neste mês de março, as atividades do Projeto saquinho.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Patos de Minas, o SAMU, a Associação Médica e o Unipam, e será realizado com professores e alunos do 7º ano, com idade aproximada de 12 anos, nas Escolas Municipais Prefeito Jacques Correa da Costa, Norma Borges Beluco e Professor Aristides Memória – CAIC.

De acordo com o Coordenador do SAMU, Alexander Gonçalves de Souza, a capacitação acontecerá durante as aulas de Ciência e serão divididas em 10 aulas ao longo do primeiro semestre letivo de 2019.

Ao final do projeto, os alunos e professores estarão aptos a identificar e efetuar técnicas de primeiros socorros em situações de emergência, como paradas respiratórias e ataques cardíacos, até a chegada do SAMU.

“Em um primeiro momento, as aulas serão ministradas por representante do SAMU, junto com os acadêmicos do 6º ano de medicina e da liga de trauma do curso de medicina do Unipam. Nossa proposta é levar o projeto a outras turmas no segundo semestre e contar com o apoio dos professores, formados nas primeiras turmas, para que eles possam disseminar o conteúdo adquirido nas aulas”.

O coordenador informou, ainda, que cada aluno receberá um manual de primeiros socorros para auxiliar no aprendizado dos conteúdos abordados no projeto. Ao final do curso, os alunos e professores do projeto participarão de uma cerimônia de formatura e receberão o Certificado de Socorrista Mirim, emitido pelo SAMU.

Deixe um Comentário »