Programa Remédio em Casa, de Patos de Minas, completa um mês com balanço positivo

Redação 31 de julho de 2018 0

Para ser atendido o paciente deverá atender a alguns critérios

O Programa Remédio em Casa, iniciativa da Prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pacientes acamados, completa um mês de funcionamento e já é considerado um sucesso. Apenas nos primeiros 30 dias do programa foram distribuídos 1011 comprimidos, 668 fraldas e inúmeros outros produtos, como suplementos alimentares e colírios.

Para ser atendido o paciente deverá atender a alguns critérios: ser acamado restrito ao leito, residir no município de Patos de Minas, necessitar de cuidados contínuos e ser atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para se cadastrar, o responsável pelo paciente deve comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende sua região munido de comprovante de endereço, cartão SUS, CPF e identidade do paciente e responsável. O assistente social da área fará uma visita para confecção de relatório, o paciente ou responsável deverá assinar o termo de compromisso onde ele autoriza a entrega do medicamento em casa, e concorda com os termos.

Todos esses documentos serão analisados por uma equipe multiprofissional, que dará o parecer em relação ao fornecimento. O paciente cadastrado deve se comprometer a levar a receita na UBS de referência, no mínimo 7 dias úteis antes da data de retorno, para evitar atrasos na entrega.

Segundo o Encarregado pela Assistência Farmacêutica da Farmácia Municipal, Fernando Gomes da Cunha, a Farmácia Municipal tem aproximadamente 115 medicamentos diferentes para atender aos pacientes cadastrados no programa, além de fraldas adultas e infantis, suplemento alimentar e colírios, entre outros. “Esse primeiro mês supriu nossas expectativas, conseguimos cumprir com o objetivo do programa e agora esperamos atender cada vez mais participantes”, destacou Fernando.

Deixe um Comentário »