Programa Pomar Doméstico distribui 1.300 mudas de árvores frutíferas em Patos de Minas

Redação 20 de novembro de 2018 0

Objetivo é incentivar o cultivo de espécies frutíferas nos quintais ou formação de uma vegetação em propriedades rurais

A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável (Semaid) e Diretoria de Meio Ambiente (DMA), em parceria com o Instituto Estadual Florestal (IEF) e Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA) realizou, nesse domingo (18), a primeira etapa de distribuição de mudas frutíferas do Programa Pomar Doméstico de 2018.

Em menos de 30 minutos todas as mudas foram doadas, o que mostra o interesse dos patenses em cultivar mudas de frutíferas e ajudar o meio ambiente. Acostumados a acordar cedinho, muitos produtores rurais chegaram cedo ao parque para garantir suas mudas. Eles tinham o direito a 15 mudas.

Pessoas da área urbana também pegaram suas 5 mudas de direito. De acordo com os organizadores da Semaid e CIMA, apesar do Parque do Mocambo abrir às 6h da manhã e muitas pessoas já estarem na fila, o preenchimento dos cadastros e a retirada das mudas começou no prazo estipulado.

O objetivo da iniciativa da Prefeitura, é de incentivar o cidadão a fazer o cultivo de espécies frutíferas em seu quintal ou formar uma vegetação na sua propriedade rural. Muita gente que compareceu ao Mocambo teve a oportunidade de receber mudas de árvores frutíferas como manga, uva, abacate, caju, ameixa, jabuticaba, groselha, fruta do conde, goiaba, limão galego, entre outras.

Nesta primeira etapa, foram distribuídas 1.300 mudas de 32 espécies/qualidades de árvores frutíferas. Porém, quem não conseguiu retirar suas mudas terá oportunidade no próximo domingo (25), onde os órgãos parceiros preparam nova doação que serão distribuídas cerca de 1.500 mudas de árvores frutíferas a partir das 8h.

De acordo com Diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Ceasa, Fernando Porto, a procura foi muito grande e a todas as mudas foram distribuídas rapidamente. “Nós fizemos a entrega das mudas respeitando os critérios exigidos que eram 5 mudas para população urbana e 15 mudas para produtores rurais que compareceram munidos dos documentos necessários para retiradas dos itens”, destacou Fernando.

O diretor informou que uma reunião para revisão da logística de distribuição será feita, possivelmente, serão adotadas medidas para diminuir problemas. “Mas como o número é limitado, pode ser que as mudas sejam distribuídas rapidamente, como ocorreu no último domingo”, esclareceu Fernando.

Deixe um Comentário »