Warning: mysqli_connect(): Persistent connections are disabled. Downgrading to normal in /usr/share/php/php7_mysql_shim.php on line 66

Warning: mysqli_connect(): Persistent connections are disabled. Downgrading to normal in /usr/share/php/php7_mysql_shim.php on line 66
Minas no Foco – Profissionais Técnicos comemoram com mercado aquecido para algumas áreas e salários altos

Profissionais Técnicos comemoram com mercado aquecido para algumas áreas e salários altos

Redação 21 de setembro de 2021 0

Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/minasnofoco/www/wp-content/plugins/facebook-button-plugin/facebook-button-plugin.php on line 731

Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/minasnofoco/www/wp-content/plugins/facebook-button-plugin/facebook-button-plugin.php on line 734

Mesmo em tempo de pandemia, dependendo da área de atuação, renda pode chegar a até R$ 9 mil

Se para uns ingressar no mercado de trabalho tem sido cada vez mais difícil, sobretudo em tempos de pandemia, para outros, esta tornou-se uma oportunidade de investir não apenas no autoconhecimento, mas também na carreira.

De acordo com o IBGE, em 2021, a taxa de desemprego reduziu, mas ainda assim, o Brasil contabiliza quase 15 milhões de desempregados, reflexo da pandemia da Covid-19. Para Marcelo Vicente, Gerente de Articulação e Integração do Senac em Minas Gerais, as pessoas devem enxergar na crise, uma possibilidade de aprender e empreender e os cursos técnicos podem ser um diferencial no mercado cada vez mais competitivo.

Segundo ele, mesmo com a crise, existem vários setores da economia que tiveram aumento de demanda para profissionais técnicos, como saúde e tecnologia da informação. “O salário da área de TI, por exemplo, pode chegar a até R$9mil, dependendo da empresa que o aluno for trabalhar. E para aqueles que desejam montar seu próprio negócio, as oportunidades também são muitas e percebemos vários movimentos da área de estética, nutrição, eventos e gastronomia”, conclui.

Na semana em que é celebrado o Dia dos Profissionais Técnicos, o Senac em Minas contabiliza mais de 5.700 matrículas realizadas em diferentes modalidades de cursos técnicos ofertados e divididos em suas 41 unidades educacionais em todo o estado. Esses dados são de 2021 e todas as disciplinas são cadastradas no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

Marcelo Vicente destaca o curso técnico como uma extensão ou, até mesmo, um curso de  qualificação que prepara o aluno com disciplinas práticas e teóricas para uma área do mercado de trabalho em específico. “Ele também tem por objetivo a recolocação e /ou requalificação profissional”, ressalta.

De acordo com o Governo Federal, hoje o Catálogo Nacional De Cursos Técnicos (CNTC), por meio do Ministério da Educação – MEC, possui mais de 200 diferentes tipos de modalidades para empresas que querem oferecer esses ensinamentos aos estudantes e profissionais. Dos cursos homologados pelo CNTC, o Senac oferece 12, divididos em quatro áreas: saúde, tecnologia da informação, gestão e segurança. “Após a conclusão, todos os alunos saem devidamente certificados e preparados para o mercado escolhido”, explica.

Há mais de 75 anos, o Senac em Minas; oferece diferentes tipos cursos profissionalizantes a fim de promover a inclusão social e a educação profissional. “Recebemos alunos a partir de   14 anos, desde que estejam ingressados no ensino médio. Algumas unidades oferecem cursos técnicos dentro do Programa Senac de Gratuidade (PSG) – que tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos. Já outros são cobrados. Recentemente, fechou parceria com o governo para ofertar cursos técnicos gratuitos, dentro do projeto Trilhas do Futuro. Vale destacar que no Senac, o curso técnico é oferecido com um modelo pedagógico exclusivo, reconhecido no mercado e focado na prática”, afirma Marcelo.

Sobre o Senac em Minas

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.

Deixe um Comentário »