Primeira unidade de conservação integral do Triângulo Mineiro é aberta para visitação pública

Redação 17 de novembro de 2014 0

Criado em 2007, nas cidades de Uberlândia e Araguari, o Parque Estadual do Pau Furado abriga mais de 900 espécies de fauna e flora identificadas

Fotos: Carlos Alberto/Imprensa MGO Parque Estadual do Pau Furado, localizado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, abre para visitação pública. As visitas poderão ser realizadas de terça-feira a domingo, com agendamento prévio, sendo que nos finais de semana e feriados não será necessário agendar. A unidade tem capacidade para receber até 150 pessoas por dia.

De acordo com a gerente da unidade de conservação, Mariane Mendes Macedo, a abertura para visitação pública tem como objetivo ampliar o acesso ao parque, já que trabalhos de educação ambiental com escolas do ensino fundamental e médio e visitas técnicas das universidades já são realizados. “Ao ter contato com as belezas naturais e conhecer a fauna e flora da região, crianças e adultos se conscientizam da importância da preservação da natureza”, acredita Mariane.

Os visitantes devem realizar o agendamento prévio no blog do Parque Estadual do Pau Furado (clique aqui). Após o Fotos: Carlos Alberto/Imprensa MGagendamento, o visitante deve se dirigir à sede do parque, que fica a 3,2km da Estrada do Pau Furado, para a assinatura do termo de risco e receber orientações gerais sobre a visitação às cachoeiras e trilhas.

São cinco trilhas para o visitante entrar em contato com a natureza: do Marimbondo, da Cachoeira Marimbondo, do Curral de Pedra, do Angico e da Cachoeira Terra Branca. Duas trilhas dão acesso às cachoeiras Marimbondo e Terra Branca, onde os visitantes terão a oportunidade de apreciar a beleza cênica do local. O ciclismo ocorrerá na estrada da prainha, e seu ponto final é o rio Araguari, local de exuberante beleza e ideal para o banho.

Fotos: Carlos Alberto/Imprensa MGPrimeira unidade de proteção integral do Triângulo

Criado em 2007, a partir de medida de compensação ambiental decorrente do processo de licenciamento de duas usinas hidrelétricas do Consórcio Capim Branco Energia (CCBE), o Parque Estadual E Pau Furado possui 2,2 mil hectares e abrange os municípios de Uberlândia e Araguari, abrigando importantes remanescentes do bioma cerrado. É a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada no Triângulo Mineiro.

Mais de 900 espécies de fauna e flora já foram identificadas na unidade. Entre as espécies da fauna estão a águia-cinzenta, a onça-parda, o veado-mateiro, a raposa-do-campo e o tamanduá-bandeira. Diversas pesquisas de monitoramento da Fotos: Carlos Alberto/Imprensa MGfauna e flora, qualidade da água e restauração de áreas degradadas já foram realizadas nos últimos quatro anos por universidades da região.

A estrutura do parque conta com um auditório com capacidade para 50 pessoas. O acesso ao parque se dá pela Estrada do Pau Furado a partir do bairro Morumbi, na zona leste de Uberlândia.

Agência Minas

Deixe um Comentário »