Minas no Foco

Prefeito de Araxá presta esclarecimentos sobre diversos projetos no último Fórum Comunitário de 2013

Jeová Moreira falou do Aterro Sanitário, Cidade Tecnológica, Parque do cristo, dentre outros assuntos,

Prefeito de Araxá presta esclarecimentos sobre diversos projetos no último Fórum Comunitário de 2013O último Fórum Comunitário do ano da Câmara de Vereadores de Araxá, no Alto Paranaíba, debateu com o Poder Executivo esclarecimentos quanto a andamento de projetos e melhorias em infraestrutura urbana por meio de requerimento de autoria do vereador Juninho da Farmácia (DEM) e também indagações dos vereadores presentes.

O encontro presidido pelo vice-presidente Amilton Marcos Moreira (PTdoB) foi realizado no plenário da Casa da Cidadania, e contou com as presenças do prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT), dos secretários José Domingos Vaz (Desenvolvimento Humano/PDT) e Mauro da Silveira Chaves (Segurança Pública/PDT), do assessor da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Jonathan Ferreira, e do superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Carlos Alberto Delfino Pereira, além da comunidade.

Demandas apresentadas e esclarecimentos

– Cidade Tecnológica – O prefeito Jeová relatou que trata-se de um grandioso projeto que será desenvolvido a longo prazo, iniciado após missão internacional na Europa e Oriente Médio, a convite do Sebrae, onde conheceu o Parque Tecnológico de Valladolid, na Espanha, e trouxe a ideia para Araxá, tendo em vista o seu potencial no ramo da mineração e descoberta das terras-raras, componentes utilizados na fabricação de tablets, indústria aeroespacial e outros produtos.

O prefeito informou ainda que existe um protocolo de intenções para viabilizar parcerias com universidades brasileiras e norte-americanas, e já para o próximo ano os acordos previstos já devem ser confirmados, relatando ainda que a verba de R$ 10 milhões anunciada pelo governador Antonio Anastasia há um ano já está empenhada para o desenvolvimento da Cidade Tecnológica, além de recentemente ter visitado o Consulado da Espanha, em Belo Horizonte, onde está viabilizando a vinda de parcerias com universidades daquele país.

– Implantação da UFTM – Jeová esclareceu que a implantação de um campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) está sendo tratado para um possível parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) para ver se há possibilidade de a mesma ser instalada na área onde hoje funciona o Expominas, e acrescentou que inicialmente o curso de Turismo seria ofertado, mas com o advento da Cidade Tecnológica e terras-raras há possibilidade de ofertar o curso de Geologia.

– Aquisição do Hotel Colombo – O prefeito declarou que o investimento milionário para aquisição do Hotel Colombo, no Barreiro, será para que o espaço abrigue área administrativa e educacional do projeto Cidade Tecnológica. Lá atualmente abriga a Prefeitura de Araxá provisoriamente até que a construção do Centro Administrativo seja concluída. Informou também que lá já encontra-se instalada a UaiTec, Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, projeto do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal que possibilita mais acesso da população à universidade e à qualificação profissional.

– Aquisição de área ao fundo do Hotel Colombo – De acordo com Jeová, esta área será destinada para abrigar um Centro de Pesquisas da Cidade Tecnológica.

Prefeito de Araxá presta esclarecimentos sobre diversos projetos no último Fórum Comunitário de 2013– Situação das pessoas contempladas com terrenos questionados na Justiça – O prefeito relatou que a situação dos terrenos doados por meio do projeto denominado “Nosso Lar” faz parte de um projeto habitacional de campanha da sua administração passada, 2008 a 2012, no qual o objetivo é proporcionar mais dignidade às famílias menos favorecidas. Relatou que a ideia inicial era contemplar os beneficiados com unidades através do programa Minha Casa, Minha Vida, mas uma empresa que venceu a licitação não teria cumprido corretamente com as determinações e essa licitação foi cancelada, voltando à ideia inicial de novamente contar com o programa do governo federal.

Em relação ao questionamento na Justiça quanto à destinação desses terrenos, disse estar tranquilo tendo em vista que o processo de doação foi feita dentro da legalidade e transparência a pessoas que estão cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Humano.

– Fazenda Epamig – O prefeito comentou que a área onde atualmente está instalada a Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) inicialmente seria destinada para construção de moradias populares, mas como o setor é de área de preservação permanente e responsável por abrigar grande parte da água que abastece a cidade surgiu a ideia de implantar a Fazenda Experimental, um projeto que esteja em consonância com a questão ambiental. Destacou entre as principais atividades os experimentos voltados para o gado de leite e cultivo de oliveiras.

– Viagens ao exterior – Jeová esclareceu que as missões internacionais no qual participou foram estimuladas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) e daí surgiu a ideia de se implantar a Cidade Tecnológica em Araxá, viabilizando parcerias internacionais, intercâmbios de alunos para desenvolvimento de pesquisas e fomento da sustentabilidade e da geração de emprego e renda.

– Parque do Cristo – Trata-se de um espaço, de acordo com o prefeito, que sempre é um grande desafio. Atualmente entregue ao abandono, vandalismo e ponto de tráfico e consumo de drogas, Jeová disse que o local necessita de voltar a ser um potencial turístico, pois já contou com diversos investimentos por parte do Poder Público desde que foi inaugurado e até agora não encontrou-se uma finalidade correta para o uso daquele espaço. Relatou que a ideia é terceirizar o Parque do Cristo para abrigar um restaurante e pode ainda contar com alguns projetos de prefeitura, a exemplo do Pequeno Jardineiro que foi remanejado para aquele local há dois anos.

– Avenida do Parque do Cristo – Talvez a obra recente mais contestada pelos vereadores e população, a nova avenida que está sendo aberta na encosta do Parque do Cristo objetiva desafogar a rua da Banheira e ser uma nova alternativa de acesso ao Setor Norte, segundo o prefeito. Atualmente há uma contestação judicial quanto à desapropriação de uma área onde a avenida está sendo implantada e o prefeito acredita que essa situação será resolvida o mais breve possível, pois a obra está atrasada e tudo foi feito dentro da legalidade, diz ele.

– Aterro sanitário – O prefeito declarou que trata-se de outro setor que é um grande desafio para a administração pública e recentemente foi aprovado um consórcio para viabilizar melhorias e melhor gestão desse equipamento, pois ele reconhece que há falhas em sua operação. Disse ainda que a ideia de se implantar o aterro foi ainda em sua primeira gestão como prefeito, de 1993 a 1996, e foi tomando força nos governos sucessores até ser inaugurado no final de 2008.

Aliada à situação do aterro, Jeová relatou que a questão da coleta seletiva tem sido investida na cidade, no qual construiu galpões no Distrito Industrial para dar mais dignidade aos catadores, e anunciou em breve um projeto-piloto que será referência para melhor destinação de resíduos sólidos por meio de uma usina térmica em parceria com um empreendedor do Estado do Paraná, dentro do projeto Cidade Tecnológica.

– Minha Casa, Minha Vida – Em relação a denúncias contestando beneficiários que foram contemplados com casas populares do projeto Minha Casa, Minha Vida, mas que estão alugando essas unidades ou não estão enquadrados nas exigências, o secretário José Domingos relatou que essas denúncias estão sendo levadas para conhecimento da Caixa Econômica Federal, responsável por tomar as devidas providências, já adiantando que algumas documentações foram forjadas para o benefício fosse concedido, mas que também já estão sendo apurados.

– Passarela do Teatro Municipal – O prefeito relatou que a situação da passarela do Teatro Municipal que dá acesso à fonte, interditada por parte de sua estrutura estar cedendo, está sendo resolvida e o arquiteto responsável já apresentou a melhor solução a ser executada para que o paisagismo do espaço seja mantido, com a obra concluída em breve.

– Secretaria de Esportes – Criada com aprovação de projeto de lei há seis meses e ainda sem um titular na pasta, o prefeito relatou que há compromisso fechado com o Partido dos Trabalhadores pare gerir a Secretaria de Esportes e em breve será definido um nome junto ao partido para que a pasta efetivamente seja colocada em prática.

– Área adquirida da Cemig – O prefeito relatou que a área adquirida da Cemig às margens da avenida Geraldo Porfírio Botelho, que dá acesso à Estância do Barrerio, vai abrigar uma cervejaria, projeto este que vai estar aliado à Cidade Gastronômica, onde será desapropriadas casas ao entorno dessa área, para viabilizar essas duas iniciativas que vão incrementar e fomentar o setor de turismo da cidade.

– PPPs – Em relação aos projetos relacionados às Parcerias Público-Privadas (PPPs), Jeová comentou que o mínimo de duração é de 20 anos e já há projeção de se instalar uma fábrica de LEDs em Araxá, em parceria com um empreendedor do Rio Grande do Sul.

– Avenida Honório de Paiva Abreu – Local que há anos demanda grandes cobranças por parte da população pela falta de calçadas e pelo tráfego de alta velocidade no bairro Jardim Bela Vista. O prefeito relatou que iniciou a revitalização do local, a maior parte da avenida foi alargada para melhorar o fluxo do trânsito, mas ainda há entraves com a Associação da Capela Mártir Filomena (para seguir com a construção por causa de um Cruzeiro que toma parte da avenida).

– Implementos agrícolas – Jeová relatou que estava previstos investimentos para aquisição de implementos agrícolas em sua administração passada, mas não foi possível por causa de algumas prioridades financeiras e agora o Município foi compensado com destinação de máquinas para atender aos produtores rurais de forma efetiva, com a reforma e manutenção de vias rurais.

Em suas considerações finais, o vereador Juninho da Farmácia destacou a iniciativa do prefeito em comparecer ao Fórum Comunitário da Câmara para prestar os esclarecimentos às demandas apresentadas, pois fazem parte da cobrança da população e dos vereadores em diversos setores.

O prefeito disse que foi uma grande oportunidade e a Câmara cumpriu o seu papel junto aos vereadores que foram eleitos democraticamente para representar o povo.

C/ Ascom

Compartilhe esta notícia:

Related Posts