Minas no Foco

Pré-Fliaraxá realiza atividades e lança o Prêmio de Redação 2019

Oitava edição do Fliaraxá vai acontecer entre 19 e 23 de junho, no Tauá Grande Hotel de Araxá

Na próxima semana, de 2 a 5 de abril, terça a sexta-feira, acontecerão bate-papos, roda de leitura e contação de histórias dentro das atividades do Pré-Fliaraxá, que tem por objetivo preparar a cidade para receber o Festival Literário de Araxá, que acontecerá em junho. Na programação também está o lançamento da edição de 2019 do Prêmio de Redação Maria Amália Dumont, concurso realizado pelo Fliaraxá, destinado aos estudantes das escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental de Araxá. Todas as atividades são gratuitas.

No dia 2 de abril, terça-feira, às 19h30, haverá bate-papo com o gestor Pierre André Ruprecht, diretor-executivo da Associação Paulista de Bibliotecas e Leituras (SP Leituras), para falar sobre o tema “O Papel da Biblioteca Pública na Atualidade”. A mediação será feita pelo jornalista César Campos. O evento acontecerá no Salão do Tribunal do Júri no Uniaraxá, na Avenida Ministro Olavo Drummond, 05, São Geraldo/Araxá.

No dia 3 de abril, quarta-feira, às 15h, ocorrerá Roda de Leitura Virtual, com os curadores locais do Fliaraxá, os escritores Rodrigo Feres, Rafael Nolli e Luiz Humberto França. No evento, eles irão conversarão pela internet com os leitores e contarão detalhes sobre os preparativos para o Fliaraxá 2019 e as novidades desta edição.

Levando em conta o tema do festival, “Literatura, Leitura e Imaginação”, irão destacar a grade da programação local, que terá como patrona Maria Santos Teixeira. Quem não puder ir até o local, poderá assistir pelas redes sociais e interagir com os curadores por meio do Instagram da Livraria Nobel Araxá no endereço web: @nobelaraxa. A mediação será feita pela livreira Talita Tavares. A Livraria Nobel fica na Rua Dom José Gaspar 267, Centro/Araxá.

No dia 4 de abril, quinta-feira, às 19h30, haverá bate-papo com o escritor Leo Cunha, curador da programação infantil do Fliaraxá. No evento, o premiado escritor infanto-juvenil, autor de mais de 60 livros vai falar sobre o tema “A literatura infantil no Fliaraxá: poesia, humor e imaginação”.

O autor também abordará sobre o seu processo de criação e do cenário atual da literatura para crianças. No encontro também acontecerá o lançamento da edição 2019 do Prêmio de Redação Maria Amália Dumont, que tem por objetivo revelar novos talentos, promover a literatura nacional e incentivar o hábito da leitura. Na oportunidade, será apresentado o tema da redação “Leitura e Imaginação” e distribuídos o regulamento, a folha de redação e o termo de autorização. O evento será no Auditório da Associação Comercial (Acia), na Avenida Getúlio Vargas, 365, Bairro Centro/ Araxá.

E na sexta-feira, dia 5 de abril, às 14h, o grupo Semeando Histórias desembarca na Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE), uma das entidades mais antigas de Araxá. A instituição realiza diversos atendimentos nas áreas de educação, saúde e assistência social. O objetivo do encontro é tornar o dia das crianças e adolescentes mais divertido com brincadeiras e contação de histórias de livros clássicos de autores nacionais. A APAE fica na Avenida Imbiara, 1.920, Bairro Sagrada Família/ Araxá.

Sobre o VIII Fliaraxá

A oitava edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – vai acontecer entre 19 e 23 de junho, quarta a domingo, no Tauá Grande Hotel de Araxá. O motivo da escolha deste período do ano é dos mais importantes: em 19 de junho, sexta-feira, faz aniversário de 180 anos o nosso maior escritor, Machado de Assis que torna-se, assim, o Patrono do Festival. Dando sequência à política de aproximação com a literatura lusófona, o Autor Homenageado será Valter Hugo Mãe. E o tema, “Literatura, Leitura e Imaginação”, onde todos os gêneros, estilos e possibilidades do livro e seus conexos, como cinema, teatro e música serão explorados. Os curadores serão Heloisa Starling e Sergio Abranches, além de Afonso Borges, que é o idealizador do Festival.

O Fliaraxá é uma realização da Associação Cultural Sempre um Papo, CBMM e do Ministério da Cidadania, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal. Todas as atividades são entrada franca.

 

Compartilhe esta notícia:

Related Posts