Minas no Foco

Prazo para alistamento militar é prorrogado até 30 de setembro

O alistamento é condição para que o jovem tenha acesso a serviços públicos, como obtenção de carteira de trabalho e inscrição em concurso público

O prazo para rapazes que completam 18 anos em 2020 se alistarem no serviço militar era até hoje, dia 30 de junho. Entretanto, devido às dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, decreto assinado pela Presidência da República estendeu esse período até 30 de setembro.

O processo pode ser realizado por meio do endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br, pelo aplicativo do Exército Brasileiro ou, presencialmente, na Junta de Serviço Militar, órgão vinculado administrativamente à prefeitura. O jovem deve alistar-se na cidade onde reside.

Quem optar pelo alistamento presencial deve comparecer à Junta de Serviço Militar com a documentação exigida: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Além disso, é preciso informar e-mail e número de telefone celular.

Alistamento fora do prazo

Quando o alistamento não é realizado dentro do prazo, é necessário pagar multa para regularizar a situação militar. Além disso, de acordo com o Ministério da Defesa, quem não se alista no prazo fica em débito com o serviço militar, o que gera impedimentos como:

– Obtenção de passaporte ou prorrogação de sua validade;

– Ingresso como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;

– Assinatura de contrato com o Governo federal, estadual, dos territórios ou municípios;

– Obtenção de carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

– Inscrição em concurso público;

– Exercício, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, de função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts