População abraça 1º Festival de Turismo Viva Araxá

Redação 2 de outubro de 2018 0

Turistas que visitavam a cidade também aprovaram o projeto que contou com mais de 20 atividades gratuitas espalhadas nos principais atrativos da cidade

Viva Araxá! Foi com experiências, vivências, comemoração, alegria, aprovação e desejo de novas edições, que o 1º Festival de Turismo de Araxá encerrou-se no último domingo, 30. Foco principal do evento, a população abraçou o projeto e compareceu aos principais atrativos turísticos para viver e conhecer as belezas naturais, os produtos e serviços que o município oferece aos seus visitantes. Turistas que visitavam a cidade também aprovaram o projeto que contou com mais de 20 atividades gratuitas durante seis dias.

Realizado pelo o Conselho Municipal de Turismo de Araxá (Comtur), a Prefeitura Municipal de Araxá,  e o Trade Turístico, o 1º Festival de Turismo Viva Araxá teve como objetivo oportunizar a população experiências que consolidaram a cidade como um dos principais destinos de Minas Gerais. Entre as principais ações e eventos estavam o “Museu Aberto”, o Famtur do Turismo Rural, a Tribo Fitness, aulas de meditação e yoga; o 1º Festival de Café, Cachaça, Doce e Queijo Araxá, a Bocaina Aberta, a retomada de eventos de voo livre no Horizonte Perdido, espetáculos de dança e atividades esportivas no Parque do Cristo e no Complexo do Barreiro.

O assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas, Saulo Aguiar, o projeto está apenas no começo. “O Viva Araxá é um projeto amplo, contínuo, que será trabalhado constantemente. Dois exemplos são a exposição fotográfica dos atrativos turísticos, que será itinerante; e o site Viva Araxá, que reunirá todos os produtos e serviços relacionados ao turismo que a cidade e a região oferecem. Além disso, o festival nos proporcionou novas parcerias e, em breve, novos projetos serão executados com o objetivo de evidenciar o quanto rico, belo e diversificado é o nosso turismo.”

Ana Paula Mello, uma das organizadoras do evento, conta das reações das pessoas ao participarem do festival. “Por diversas vezes, percebíamos a reação de araxaenses impressionados com aquilo que estavam vivendo. Muita gente não que participou do Festival Via Araxá não conheciam o Bocaina Park ou há anos não frequentavam o  Horizonte Perdido, por exemplo. Muitos não sabiam ou não se recordavam o quanto premiado e gostoso são nossos queijos, cafés, doces, nosso artesanato, nossa cachaça e nossa cultura. Foi um evento inesquecível, pois abriu o turismo aos araxaenses, atraiu turistas e nós proporcionou lembranças incríveis.”

Para o araxaense Vicente Cesar, o Viva Araxá é um projeto que deve ter sequência nos próximos anos. “Pela primeira vez, a cidade tem um projeto de divulgação do turismo, tem um evento que faz a gente ter orgulho da cidade que nascemos e vivemos. Um evento que faz a gente ter prazer e satisfação em convidar amigos de outras cidades e de outros estados para visitar Araxá.”

O paulista Alexsandro Nunes diz que ficou encantado com a cidade e seus atrativos. “Araxá é uma cidade bonita, organizada, com clima agradável e pessoas muito receptivas. Os passeios que fizemos durante a semana foram únicos. A Bocaina, o Horizonte Perdido, o turismo rural, a recepção da comunidade do Itaipu, tudo isso é algo que não encontramos em São Paulo e que faz a gente viver e reviver  experiências incríveis. Com certeza, voltaremos no ano que vem e convidaremos outros amigos a participarem desse evento, ou melhor, a viverem Araxá.”

Deixe um Comentário »