Oito animais competem no Torneiro Leiteiro do Girolando na ExpoAraxá2014

Redação 1 de abril de 2014 0

Competição é ranqueada e final acontece nessa quarta feira, às 14h

Oito animais competem no Torneiro Leiteiro do Girolando na ExpoAraxá2014O Torneio Leiteiro do Gado Girolando abriu a primeira etapa da40ª Exposição Agropecuária de Araxá (ExpoAraxá). Desde domingo (30), oito vacas estão sendo ordenhadas e tem o leite pesado. São ao todo dez ordenhas, sendo que a primeira (esgota) é desprezada e as outras nove contam os pontos para a grande final.

As vacas que disputam o Torneio Leiteiro 2014 são quatro de uma fazenda de Uberlândia (MG), três de Paraopeba (MG) e uma de Santa Juliana (MG).Segundo Fabiano Ávila, membro da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap)e da equipe de coordenação do torneio, as expectativas para esse são muito boas. “Mesmo com o problema de clima, falta de trato nas fazendas, temos aqui animais que vão bater quase setenta quilos de leite. Estamos na expectativa”, disse.

Uma novidade na competição nesse ano, de acordo com Fabiano, é o monitoramento por câmeras dentro da área do torneiro. Quatro câmeras monitoram todo o galpão. “A partir do momento que tem uma competitividade, você tem que ter fiscais, e além disse, se algum animal adoecer ou outra coisa, você precisa de um recurso a mais para descobrir o acontecido. Por isso nós resolvemos colocar monitoramento por câmeras”, explica.

Oito animais competem no Torneiro Leiteiro do Girolando na ExpoAraxá2014O torneiro é ranqueado pela Girolando.  As vacas podem ser ordenhadas através do equipamento mecânico ou a mão, dependendo da escolha de quem estiver acompanhando o animal. São três ordenhas por dia e cada uma tem o tempo máximo de vinte minutos.  O técnico da Girolando, Edvaldo Pereira Junior, acompanha atentamente as ordenhas. Ele afirma que o nível dos animais na competição é satisfatório.

“Os animais são outros nesse ano, criadores novos, mas tem características muito semelhantes com os do ano passado, estamos vendo uma qualidade muito grande. No comparativo com o ano passado, animais estão muito próximos, produzindo bem e com uma pesagem bastante semelhante. Temos uma disputa bastante acirrada”, ressalta.

Ele explica que os animais que competem esse ano estão divididos nas categorias ¼, ½ sangue, ¾ e 5/8. Com relação ao ranqueamento, ele diz que a Girolando tem a classificação de animais por evento e no final, isso gera um ranking por expositor em Oito animais competem no Torneiro Leiteiro do Girolando na ExpoAraxá2014torneios leiteiros oficializados. “Casa agente venha a bater algum recorde, somente em torneios oficializados que o recorde é válido. Outro benefício é uma questão de credibilidade do torneio e valorização econômica dos animais”, afirma.

A final do Torneiro Leiteiro do Girolando é nessa quarta feira (02), às 14h. A Abertura Oficial da ExpoAraxá 2014 também acontece quarta(02),às 19h, na Pista de Julgamentos do Parque Agenor Lemos. Confira abaixo a programação dos outros eventos na primeira fase da exposição agropecuária.

Julgamentos

Girolando – de 03 a 05 de abril

Capal – Projeto Educampo e Balde Cheio – 09 de abril

Gir Leiteiro – de 11 a 12 de abril

Torneiro Leiteiro

Girolando – de 30 de março a 02 de abril

Gir Leiteiro – de 08 a 11 de abril

Leilões

Leilão Misto – dia 03 de abril, quinta feira, às 18h

Leilão Excelência de Araxá – dia 04 de abril, sexta feira, às 21h.

Leilão Girolando na Terra de Beja – dia 05 de abril, sábado, às 14h.

Leilão Elite Úbere Cheio – dia 06 de abril, domingo, às 18h.

Leilão elite Bezerras e Novilhas – dia 09 de abril, quarta feira, às 18h.

Leilocorte – dia 12 de abril, sábado, às 14h (Lote mínimo de 10 cabeças)

Leilão Misto – dia 23 de abril, quarta feira, às 18h.

C/ Ascom

Deixe um Comentário »