Minas no Foco

Novos leitos de UTI para Covid-19 abertos em Araxá, devido ao aumento da taxa de ocupação

Além disso, UPA tem hoje sete leitos implantados que podem ser utilizados

Mesmo com as medidas de restrições adotadas pelo município, Araxá registrou por dois dias seguidos 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados à Covid-19 na semana passada.

Para desafogar o sistema de saúde, a Prefeitura de Araxá concluiu a ampliação de novos leitos na Santa Casa e atingiu as 20 UTIs previamente anunciadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem hoje sete leitos implantados que podem ser utilizados para tratamento de Covid-19 e tem capacidade de ampliação para até 25.

Uma das principais preocupações da Secretaria Municipal de Saúde se refere à contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem necessários para o funcionamento dos leitos.

“Essa ampliação tem o objetivo de evitar um colapso no sistema público de saúde. Temos toda estrutura, equipamentos e insumos necessários para que não faltem leitos na cidade, mas infelizmente a escassez da mão de obra na saúde está cada vez maior. Os profissionais estão esgotados fisicamente e psicologicamente. Por isso pedimos o apoio da população nas medidas de contenção a esse vírus”, afirma a secretária Diane Dutra.

As decisões fazem parte das medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, com o objetivo de evitar a proliferação do Coronavírus.

“O número de leitos de UTI foi ampliado gradativamente. Com todo os esforços dos profissionais de saúde do município, que tem trabalhado incansavelmente para atender a demanda, vamos garantir leitos para aqueles que precisarem. Mas peço à população que tenha consciência, amor ao próximo, para proteger a família e os amigos. Precisamos da ajuda de todos”, reforça o prefeito Robson Magela.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts