Minas no Foco

No Dia da Árvore, crianças aprendem sobre a importância do plantio de mudas

Ação do Grupo Mergulho, em Araxá, acontece com atividades lúdicas para as crianças nas academias de natação

Refletir sobre a importância da preservação e a necessidade de termos, a cada dia, cidades mais verdes, com árvores em todos os cantos, ruas e espaços. É pensando nessa conscientização que o Grupo Mergulho está promovendo, em comemoração ao Dia da Árvore, uma Semana Ambiental repleta de ações educativas, que vão chegar as crianças que compõem as turmas de natação, em todas as unidades da Academia Mergulho. Aulas lúdicas e incentivo ao plantio de mudas fazem parte da programação.

Comemorado em 21 de setembro, o Dia da Árvore marca o início da Primavera no Hemisfério Sul e lembra para a necessidade da preservação de um bem valioso em todo mundo. Símbolo da natureza, as árvores tem papel fundamental para a vida dos outros seres vivos no Planeta, já que são elas, as responsáveis por ajudar no aumento da umidade do ar, evitam erosões onde estão plantadas, reduzem a temperatura, além de fornecer sombra e serem a casa de diversas espécies de aves e outros animais.

Plante uma árvore

O ponto alto da semana é o incentivo que vai ser dado as crianças, para o plantio de mudas. Casa aluno, ao longo das atividades especiais da Semana Ambiental, vai receber de presente um vasinho com terra, já preparado, e um lápis do Reino de Azulia. Esse lápis tem uma pequena cápsula com sementes que devem ser plantadas no vasinho que eles receberão. “São atividades lúdicas para passar as crianças toda essa questão da conscientização e preservação ambiental. Nós acreditamos que seja essa a nossa principal atividade com os alunos. Incentivar o plantio para que elas conheçam o processo, vejam a semente brotar e assim, despertem, cada um, para a importância e o que significa para a humanidade que mais árvores sejam plantadas”, diz Jonas Maniglia, Gerente Administrativo do Grupo Mergulho.

Jonas explica ainda que na Metodologia Mergulho, existem quatro pilares educacionais: desenvolvimento global da criança, segurança aquática, inclusão social e conscientização ambiental. Eles direcionam as atividades com os alunos. “Essa ação está dentro do pilar da conscientização ambiental, que sempre trabalhamos. O Universo do Capitão Mergulho e o Reino de Azulia, que temos dentro da nossa metodologia, é voltado pra essa linha, com a Gangue Plasticus, que são os vilões dentro da nossa história. Estamos sempre aplicando atividades nesse sentido”, disse Maniglia.

Inspirada no Reino de Azulia, uma fábula vai ser contada para as crianças abrindo a semana de comemorações e aprendizado. A história mostra um problema de Tutuga, a tartaruguinha da turma, teve ao se prender em lixo que estava em meio as algas do Reino, poluídas pela ação da Gangue Plasticus. A Turma do Capitão Mergulho resolve a situação e a mensagem final reforça a necessidade da preservação da natureza e do plantio de árvores, responsável pelo ar puro para respirarmos.

Outra atividade reforça a atenção e aprendizado para a economia de água. Com o tema ‘Cada Gota Importa’, o trabalho vai ensinar e alertar para a identificação de vazamentos de uma torneira, do chuveiro ou da mangueira. “Penso que com isso nós colocamos nelas também uma sementinha, que vai fazer dessas crianças, quando adultos, humanos mais responsáveis e conscientes da necessidade de preservar o planeta para garantir a nossa vida”, finaliza o Gerente.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts