Minas no Foco

Mosaic Fertilizantes faz simulado de emergência e testes de sirene em Tapira

Comunidades Ribeirão do Inferno e Alto Serra participarão da ação de simulação

A Mosaic Fertilizantes, juntamente com a Defesa Civil, realiza nesta sexta-feira (06) um simulado de emergência, conforme previsto no Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEBM) das estruturas BL1 e BR, localizadas em Tapira, Minas Gerais. A medida foi previamente alinhada com a Prefeitura de Tapira, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais instituições que integram o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC).

Além da simulação de emergência, a companhia realizará testes de funcionamento das sirenes da Unidade de Tapira, nos dias 09, 10 e 11 de dezembro. As comunidades Ribeirão do Inferno e Alto Serra participarão da ação de simulação, que está prevista para acontecer a partir das 13h30.

Após o acionamento da sirene, os moradores que estão próximos à Zona de Autossalvamento e que foram instruídos previamente, deverão se dirigir ao Ponto de Encontro definido, onde equipes da Mosaic Fertilizantes e Defesa Civil aguardarão para fornecer orientações adicionais. O tempo do percurso será avaliado e uma pesquisa sobre o simulado será realizada no local.

Já durante os testes de sirene, apenas a mensagem “Atenção! Este é um teste da sirene do sistema de alarme” poderá ser veiculada a qualquer momento, a partir das 8h, nos dias acima mencionados. Nas ocasiões, não será necessária a adoção de nenhuma medida pelas comunidades.

Não há qualquer risco iminente. Portanto, os moradores das demais comunidades não precisam tomar qualquer providência em ambas as iniciativas. O sistema é preventivo e visa garantir a segurança da população em caso de emergência. O Complexo Mineroquímico de Tapira está operando normalmente com suas respectivas Declarações de Condição de Estabilidade (DCEs), obtidas em conformidade com as novas normas da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Compartilhe esta notícia:

Related Posts