Minas no Foco

Morre em Araxá, aos 56 anos, o ex-vereador José Gaspar “Pezão”

Pezão morreu durante essa madrugada, em casa, e a suspeita é de que tenha sofrido um enfarto

Foto: Arquivo Minas no FocoPor Caio Ranieri

Um dos mais populares vereadores de Araxá, no Alto Paranaíba, José Gaspar Ferreira de Castro, conhecido como Pezão 100% Povão, morreu na madrugada desse sábado (17), em casa, aos 56 anos.

Informações iniciais dão conta que uma irmã o encontrou morto e a suspeita é a de que o ex-vereador tenha sofrido um enfarto. Ele era divorciado e deixa uma filha. O velório acontece no Passo da Saudade e o sepultamento está marcado para às 18h.

Pezão ingressou na política em 2002 quando foi eleito pelo PMDB, com 683 votos. Foi vereador ainda na Legislatura 2009/2012 e 2013/2016. Em sua carreira na Casa Legislativa, foi responsável pela criação da Associação de Combate à Pediculose, projeto de utilidade pública que atende a população com cortes de cabelo, fornecimento de loção capilar, palestras educativas em escolas, diretamente ligadas ao combate ao piolho.

O ex-vereador ainda ficou conhecido pelo apoio dado todos os anos aos romeiros que caminham de Araxá até a cidade de Romaria e Perdizes, para as festas de Nossa Senhora da Abadia e Nossa Senhora da Cabeça. Pezão montava uma equipe e sua barraca de apoio na BR-452 (Araxá/Uberlândia). Tinha ainda um trabalho junto a Associação da Capela Mártir Filomena.

Foto: Câmara Municipal de Araxá

Em seu último mandato, José Gaspar teve seu nome envolvido nos crimes de corrupção na Câmara Municipal relacionadas a recursos da Santa Casa de Misericórdia.

Ele ficou afastado do cargo por um tempo, mas foi inocentado pelo Ministério Público e pela Câmara Municipal de Araxá, no julgamento de cassação do mandato. Nas Eleições 2016, Pezão foi candidato pelo PRP, obteve 502 votos, mas não foi eleito.

José Gaspar Ferreira de Castro nasceu em 16 de janeiro de 1961 no município de Perdizes. Foi empresário, trabalhou como mestre de obras, estudou apenas até o ensino fundamental e era morador do Bairro Urciano Lemos, Setor Norte da cidade.

Era filho de Sebastião Ferreira de Castro e de Bonacir Maria de Castro, sendo o sétimo filho de uma família de 12 irmãos.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts