Minas no Foco

Militares participam de palestra sobre câncer de próstata, em Araxá

Mobilização faz parte das ações da campanha novembro azul realizado em todo o país

Por Wallace Coelho

Depois do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate ao câncer de mama, chegou à vez do Novembro Azul, que destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

Em Araxá, no Alto Paranaíba, a Campanha Novembro Azul é realizada por meio da parceria entre diversas instituições. Na manhã de hoje (18), no auditório do Teatro Municipal, agentes militares, representantes da delegacia civil, da promotoria e do Corpo de Bombeiro acompanharam uma palestra do urologista, Daniel Angotti Akel, sobre a prevenção e o diagnostico.

“De forma geral para todo homem acima de 50 anos de idade, anualmente ele deve procurar seu médico e fazer o exame de toque e a dosagem PSA. Se houver um caso de câncer de próstata na família do individuo, a partir dos 45 anos de idade, todos os membros devem procurar o especialista”, explica o urologista. Uma doença que pode ser descoberta, no começo, por um exame do qual, muitos homens ainda tem medo, mas que é muito simples e rápido: o toque retal.

“Isso tem mudado ao longo do tempo, principalmente, por causa das mulheres que tem levado os seus maridos, marcam as consultas e vem despertando o interesse pelo assunto. Mas ainda existe uma porcentagem de pacientes que relutam e não querem se submeter ao exame”, completa Daniel Akel.

Os dados de âmbito nacional ressaltam a gravidade da doença e reforçam a necessidade dos cuidados preventivos e rastreamento precoce da enfermidade. A campanha Novembro Azul foi criada justamente para desmistificar o exame do toque – necessário para o diagnóstico – e alertar os homens sobre a doença.

Desde o início do mês tem sido realizadas palestras em empresas, com o apoio da Polícia Militar e o Serviço Social do Comércio (SESC), debatendo a problemática do câncer de próstata.

“A mobilização desenvolvida hoje foi uma inovação. Não fizemos isto em outros anos. Buscamos parceria e fomos além. Não focado apenas os militares. Mas como temos um setor de saúde muito ativo no quartel, imaginamos que era possível chegar até a comunidade”.

Nós apoiamos essa causa

O Portal Minas no Foco apoia a Campanha Novembro Azul na divulgação de atividades e ações alusivas ao movimento em todo o estado de Minas Gerais e nas cidades da área de cobertura do nosso jornal. A campanha nacional foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e que, desde o ano passado, conta com o apoio institucional do Portal Minas no Foco, na divulgação do material relacionado ao Novembro Azul.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts