Meteoritos encontrados em Patos de Minas, estavam no Museu Nacional do RJ

Redação 6 de setembro de 2018 0

Em ação, Conselho de Patrimônio Cultural realizou vistoria nas obras do Museu de Patos de Minas

Da Redação

O Conselho de Patrimônio Cultural de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, emitiu nota de pesar pela tragédia que acometeu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, nessa semana. O fogo, que consumiu materiais históricos valiosos do país, também pode ter destruído meteoritos encontrados em Patos e que estavam expostos no espaço cultural que era considerado um dos maiores e mais importantes do mundo. Os Conselheiros lamentaram o fato.

Esta semana, o Museu de Patos de Minas – Casa de Olegário Maciel recebeu a visita de membros do Conselho, com o intuito de fiscalizar e acompanhar as obras de reforma que estão em andamento. A visita faz parte das atribuições que cabem ao Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc), em conformidade com a Lei nº 7.095, de 1º de abril de 2015.

A vistoria teve como objetivo garantir que o recurso público, proveniente do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (Fumpac), seja aplicado corretamente e que os serviços entregues pela empresa contratada, Edificar Construtora e Engenharia, sejam de qualidade. Ao ver a realização dos serviços já executados e também que serão realizados, o Conselho, emitiu uma notificação à empresa com algumas recomendações e orientações, visando à melhor execução do projeto.

O objetivo principal da reforma é atender às solicitações do projeto de combate a incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, visando à emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é o documento emitido pelo órgão, atestando que o local passou por vistoria e está em conformidade quanto à segurança contra incêndio e pânico.

C/ Ascom Prefeitura de Patos de Minas

Deixe um Comentário »