Maratona abre etapa de Araxá da CIMTB Michelin nessa quinta-feira

Redação 25 de abril de 2019 0

Organizador afirma que prova pode deixar etapa mais tática; mais de 1 mil atletas estão inscritos na etapa

Vai ser dada a largada na Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) e desta vez com uma novidade. A Maratona é mais um estágio inserido para a Super Elite. Os monstros do mountain bike brasileiro irão pedalar cerca de 62 km nas estradas que retornam o Complexo do Barreiro, local onde o Tauá Grande Hotel está instalado. A largada acontece nesta quinta-feira (25) às 14h e pode mudar o cenário da etapa.

Confira o Start List Masculino.

Confira o Stat List Feminino.

A inserção da Maratona nos estágios da Super Elite foi uma exigência da União Ciclística Internacional (UCI). “Houve uma mudança no regulamento internacional. Como a prova de Araxá é uma das três únicas do mundo a ter essa classificação e essa pontuação no ranking mundial e no ciclo Olímpico, fomos obrigados a colocar uma prova de Maratona no primeiro dia de competição”, explicou o organizador Rogério Bernardes. “A prova vai balizar os próximos dias para definir quem vai ser o campeão, já que essa decisão é feita com o menor tempo acumulado nos quatro dias”, comentou.

Segundo Rogério, essa mudança pode mudar o cenário da etapa. “É um dia a mais de competição e uma prova de longa duração. Então, nos últimos anos, como as provas eram mais explosivas, a diferença entre os primeiros colocados eram poucos segundos no acumulado e com a Maratona, as distancias podem ser maiores. Então, vai ser uma prova muito mais tática, o atleta vai ter que atacar mais e se programar para competir com seus adversários. Vai dar uma dinâmica na prova completamente diferente”, finalizou o organizador.

Mais de 1 mil atletas em Araxá 

A Maratona vai abrir uma sequência de competições no Complexo do Barreiro, em torno do Tauá Grande Hotel. Ao todo, mais de 1 mil atletas, divididos em quase 30 categorias, pedalarão o Cross Country Olímpico (XCO) que teve o percurso repaginado este ano. Com novidades no trecho mais tradicional, o Descidão Dona Beja, todas as categorias passarão pelo local. Outros locais também tiveram melhorias e uma ponte foi construída próximo ao bolsão de largada para dar vazão para o público.

É neste local onde está localizado também a área kids e a pista de Test Ride, onde irá acontecer a corrida da categoria Mirim. Área de alimentação e Beer Truck estão instalados no evento para dar mais conforto e comodidade ao público.

Deixe um Comentário »