Minas no Foco

Lançada em Araxá, a incubadora de empresas do Cefet Minas Gerais

Evento aconteceu no Centro de Formação Profissional Júlio Dário, nas salas da Uaitec

Por Caio Ranieri

Aconteceu na manhã dessa quinta feita (21), nas salas da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), no Centro de Formação Profissional Júlio Dário, em Araxá, no Alto Paranaíba, o lançamento do edital da Nascente Incubadora de Empresas do Centro Federal de Ensino Tecnológico de Minas Gerais (Cefet-MG). O evento reuniu representantes da direção do Cefet, membros da Uaitec e do Centro Júlio Dário, parceiro da iniciativa, poder público municipal, estudantes, Uniaraxá, imprensa e outros convidados.

A incubadora de empresas vai permitir a empresas novas, que não tem condições de se firmar no mercado, em ter um ambiente e uma assessoria técnica e de escritório, para que elas passem esse estágio inicial, um tanto quanto difícil nesse sistema de iniciação, conforme explica Henrique José Avelar, diretor do Cefet/Araxá.

“É um período de dois anos. Durante esse tempo a empresa vai desenvolver o produto deles, que tem que ser dá área tecnológica. Tem que ter um sentido de inovação, envolvendo a parte de tecnologia, não necessariamente na eletrônica. Ai empresa tem esse prazo, em que vai ter esse suporte para ter fôlego para se firmar no mercado”, disse.

O edital fica aberto para inscrições de 21 de agosto até 21 de setembro. Logo após tem o período de avaliação dos projetos e em outubro elas são incubadas dentro do programa apresentado.

A incubadora foi lançada em outra ocasião em Araxá, mas segundo Ronaldo Ferreira Machado, gerente da Nascente Incubadora de Empresas do Cefet/MG, ele ficou desativado e está sendo retomado nessa parceria com o Centro Júlio Dário.

“O edital público está sendo lançado no site do Cefet, no site da Nascente e a partir desse edital, as empresas interessadas tem uma série de condições a seguir. Tem que apresentar o plano de trabalho, depois tem uma apresentação oral. A partir dessas análises, por critério de pontuação, as empresas são escolhidas. Ai iniciasse o processo de residência, que pode ser o de pré-incubação, que é de um ano, ou de incubação, que é de até dois anos. Estamos lançando espaço para quatro empresas, se forem projetos de incubação, entrarão dois, se for pré, poderão entrar até quatro”, finaliza.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts