Minas no Foco

Golpes, do falso anúncio e do bilhete premiado, são registrados em Araxá

Uma idosa perdeu joias e objetos pessoas; no outro caso, a venda de um caminhão foi usada no crime

Por Caio Ranieri

Durante patrulhamento na área central de Araxá, no Alto Paranaíba, a Polícia Militar foi abordada por uma senhora de 71 anos. Ela contou que no momento em que estava saindo de sua residência um indivíduo lhe abordou alegando ser analfabeto e lhe pediu ajuda para receber um prêmio de bilhete premiado. A idosa se dispôs a auxiliar o homem.

No momento em que dialogava com o referido indivíduo, outro homem que passava pelo local ouviu a conversa e parou oferecendo ajuda. Os dois indivíduos então propuseram à vítima pagar-lhe a décima parte do prêmio caso ela ajudasse a recebê-lo, com a condição de que entregasse aos autores objetos de valor que ela possuía como garantia.

A vítima então retornou em casa e pegou algumas joias e certa quantia em dinheiro. Ela entrou em um veículo juntamente com os dois indivíduos. Vítima e autores deslocaram até a região central. Estacionaram o veículo e solicitaram à vítima que aguardasse na via pública, que iriam receber o prêmio e lhe darem sua parte.

Entretanto, as joias haviam ficado no interior do veículo, que ficou trancado. A vítima esperou por alguns minutos a volta dos dois indivíduos, que não retornaram. Ao procurar o veículo, ele também não estava mais no local onde estava estacionando.

A vítima então percebeu o golpe e procurou a Polícia Militar. Segundo a vítima, o autor que lhe abordou em primeiro momento era de compleição física gorda, pele clara e estatura mediana, e trajava camiseta de cor clara listrada e calça jeans. O outro autor era mais velho, cabelos grisalhos, compleição física magra e trajava camisa de cor vermelha e calça jeans. Rastreamentos seguem no intuito de localizar os autores do fato.

O outro golpe ocorreu no Bairro Pedro Pezzuti, na região central. O proprietário de um caminhão relatou que há alguns dias anunciou a venda do veículo na rede social “Facebook” e que foi procurado por um indivíduo interessado em adquirir o caminhão. O autor disse que enviaria alguém para ver o caminhão e assim fechar o negócio, porém, pediu à vítima que não revelasse o preço à pessoa que fizesse contato com ele, pois ele repassaria o veículo por um outro valor.

A vítima não sabia que este autor havia postado um anúncio no site “OLX”, no qual vendia o mesmo caminhão e já estava negociando com um indivíduo que havia se interessado no veículo. O autor combinou com este indivíduo que fosse ver o caminhão, alegando que este estaria em posse de um funcionário seu. Mais uma vez ele pediu para que não comentassem o valor da negociação.

Após verificar a existência do caminhão o indivíduo interessado no anúncio da OLX fez a transferência de grande parte do valor para o autor. O dono do caminhão, ao perceber que o autor não havia depositado o valor combinado em sua conta bancária, tentou entrar em contato com ele, mas foi bloqueado no aplicativo “WhatsApp”, não entregando o caminhão para o outro indivíduo e percebeu que era um golpe. As duas vítimas então acionaram a Polícia Militar para as providências.

A Polícia Militar elaborou uma cartilha com diversas dicas para se evitar ser vítima de golpes.

Confira a Cartilha Aqui

Compartilhe esta notícia:

Related Posts