Festa em louvor a São Francisco de Assis começa dia 24, em Araxá

Redação 17 de outubro de 2013 0

Programação em honra ao Padroeiro da Ecologia terá distribuição de mudas, exibição de filmes e bênção de animais de estimação

Festa em louvor a São Francisco de Assis começa dia 24, em AraxáA Casa de Acolhimento São Francisco de Assis (Casfa) realiza entre os dias 24 e 27 de outubro as festividades em honra àquele que foi considerado pelo papa Pio XI o maior imitador de Cristo em sua época: São Francisco de Assis. Será realizado um tríduo preparatório e em seguida a solenidade.

O objetivo da festividade será apresentar à comunidade um pouco da vida desse jovem que sendo filho de comerciantes e tendo nascido em berço de ouro um dia despojou-se de todos os bens, até das roupas que usava no momento, e, entregando-as ao pai, passou a dedicar-se aos doentes e aos pobres, gesto que marcou o cristianismo. “Teremos a cada noite do tríduo a exibição de um filme para que a comunidade tenha acesso à história desse santo”, disse o fundador da Casfa, Paulo César Machado

Ele explicou que como São Francisco de Assis é o padroeiro da ecologia é usual dentro da fé católica distribuir a cada dia itens que remetem à Natureza. “Por isso no final da celebração religiosa a cada dia, vamos distribuir à comunidade elementos que são essenciais à vida: água, plantas e pão”, disse.

Além de celebrações religiosas a festa contará também com a parte social que visa arrecadar fundos para a instituição filantrópica que atua em Araxá há 12 anos acolhendo pessoas desabrigadas e dependentes químicos que queiram uma mudança de vida. “Teremos bingos, leilões e barraquinhas com caldos, pastel, cachorro quente e churrasco”, afirmou.

Programação

Na quinta-feira, o primeiro dia do tríduo, o tema proposto para reflexão é “São Francisco e o Cuidado Consigo Mesmo”. Às 19h haverá a oração do Santo Terço e às 19h30 a Celebração da Santa Missa com bênção e distribuição de água. A celebração será presidida pelo Pe. Geovane Geraldo da Silva, pároco da Paróquia de São José. Às 20h30 haverá quermesse e exibição do filme “São Francisco de Assis”.

O segundo dia do tríduo, sexta-feira, terá como tema “São Francisco e o Cuidado Com o Ser Humano”. Haverá a oração do Santo Terço às 19h e às 19h30 haverá a celebração da Santa Missa com bênção e distribuição de água. Às 20h30 haverá quermesse e exibição do filme “Francesco: A História de São Francisco de Assis”.

Já no sábado, o terceiro dia do tríduo, os participantes refletirão “São Francisco e o Cuidado com a Natureza”. Haverá a oração do Santo Terço às 17h30 e às 18h a celebração da Santa Missa com bênção e distribuição de mudas. A celebração será presidida pelo Pe. Manoel Romes da Silva, pároco da Paróquia São Geraldo. Às 19h haverá a quermesse e em seguida a exibição do filme “Irmão Sol, Irmã Lua”.

Já no domingo a festa começa às 8h da manhã com a Bênção dos Animais. A comunidade é convidada a levar os bichos de estimação para serem abençoados. Às 11h haverá a almoço beneficente sendo vendido em prol da Casa de Acolhimento São Francisco de Assis. Às 13h haverá uma carreata que percorrerá as principais avenidas do setor norte e central da cidade. E, às 15h, a celebração da Santa Missa com a venda do Bolo de São Francisco de Assis. A missa de encerramento será presidida pelo Pe. Márcio André Ferreira Soares, pároco da paróquia Sagrada Família.

C/ Ascom

Deixe um Comentário »