Minas no Foco

Escola de Samba Unidos do Morro é bi-campeã do Carnaval de Araxá

Agremiação levou mais de 200 integrantes para a avenida e quatro carros alegóricos

Por Caio Ranieri

A Escola de Samba Nascente Unidos do Morro repetiu a receita de sucesso usada em 2014 e se sagrou bi-campeã do Carnaval de Rua de Araxá 2015, na cidade do Alto Paranaíba. A agremiação tem como componentes os moradores dos bairros Urciano Lemos, Bom Jesus e adjacências e teve 177,52 pontos.

Na segunda colocação, a Escola de Samba Acadêmicos do Santo Antônio, com 176, 40 pontos. Em terceiro lugar ficou o Grêmio Recreativo Escola de Samba Clube União, com 174, 46.

Em quarto Unidos de São Pedro com 173,20 e em último lugar, Cinderela com 162,57. A Escola Império São Geraldo não desfilou em 2015. A primeira colocada ganhou R$ 4 mil; a segunda R$ 2 mil e a terceira colocada mil reais. As três levaram ainda troféus. A premiação foi dada pela Aca.

A apuração começou pouco depois das nove horas da manhã e aconteceu no palco da Getúlio Vargas, onde foi montada a Avenida do Samba. Membros das cinco escolas participantes estavam no local acompanhando a soma dos pontos, que foi feita pela equipe da Prefeitura de Araxá, da Secretaria de Turismo e Eventos e da Associação Carnavalesca de Araxá.

De acordo com o regulamento, ultrapassar o tempo de 45 minutos na avenida ou interior ao mínimo de 38; quantidade de integrantes na hora do desfile de no mínimo 150 pessoas, ou até mesmo, menos que dez mulheres na Ala das Baianas, entre outras determinações, era infrações que tiravam pontos na somatória final.

A Escola de Samba Grêmio Recreativo União São Pedro perdeu dois pontos no quesito componentes. Unidos do Morro perdeu 0,08 por causa do tempo. Clube União perdeu 3,04 pontos pelo tempo. A Cinderela foi a que mais teve prejuízos: perdeu dois pontos no quesito componentes, perdeu 2,05 na comissão de frente, 1,5 na Ala das Baianas e 8,43 por causa do tempo. A Acadêmicos de Santo Antônio não perdeu nenhum ponto.

Ao todo foram nove quesitos avaliados pelo corpo de júri. Ao final, o anúncio do bi-campeonato para a Unidos do Morro foi comemorado com gritos e festa em frente ao palco por alguns integrantes da Escola de Samba. “Estamos muito satisfeitos com essa vitória, que é a segunda consecutiva. Nós lutamos para isso. Eu ofereço essa vitória para o meu povão lá do morro”, disse João Batista Paiva, presidente da Escola.

José Ronan, carnavalesco da Unidos do Morro, está na escola desde o ano passado, quando eles ganharam o primeiro carnaval. Ele tem oito vitórias em carnavais de Araxá e agora, comemora mais uma com um sentimento que, segundo ele, é difícil de descrever em palavras. Uma vitória de uma comunidade carente, mas muito unida, garante o carnavalesco.

“A Escola de Samba Unidos do Morro era uma comunidade carente e desacreditada, por muitos anos sendo última colocada no Carnaval de Araxá. Peguei essa comunidade e estamos resgatando a dignidade do nosso jovem. Vi pessoas entregadas em outras escolas, voltaram pra Unidos do Morro. A gente mostrou que é no morro que se avista o sol primeiro. E a gente entrou na avenida primeiro e fez bonito, não deixou pra ninguém”, ressalta.

Avaliação positiva

O Carnaval de Rua de Araxá em 2015 foi organizado pela Secretaria Especial de Turismo e Eventos da Prefeitura, com apoio da Associação Carnavalesca de Araxá (Aca). O presidente da entidade, Hélio da Silva Pereira, agradeceu as parcerias para a realização da festa.

“Eu vi um crescimento dos presidentes das escolas muito grande. As escolas de samba fizeram de tudo, em muito pouco tempo, para participar da festa. Quero agradecer a todos por isso, agradecer a equipe da prefeitura, aos comerciantes que tiveram paciência e aos patrocinadores, que foram tão importantes para a realização da nossa festa. Vejo o nosso carnaval com boas perspectivas e se Deus quiser, logo teremos nosso sambódromo”, disse.

Nenhum problema foi registrado nos quatro dias de folia e o público foi recorde, sendo só no primeiro dia, uma estimativa de cerca de 10 mil pessoas. Para Régia Cortes, o sentimento é de dever cumprido. “Tivemos aqui todos os dias repletos de pessoas. O povo de Araxá acreditou em nosso projeto, participou com toda alegria e conseguimos alcançar esse público. Preciso agradecer a todos por ter nos ajudado nessa festa e dizer que em 2016 tem mais”, finaliza.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts