Definidos participantes do Campeonato Ruralão em Araxá

Redação 14 de março de 2019 0

São 20 clubes que estarão na edição 2019 mais enxuta com menos jogos e a utilização de novos campos no perímetro urbano para atender as equipes participantes.

A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria de Esportes, já definiu participantes para a edição 2019 do Campeonato Ruralão com abertura oficial da temporada no dia 21 de abril às 8h no Estádio Municipal Fausto Alvim. São 20 clubes que confirmaram participação na competição promovida desde 2015 pela atual administração gerida pelo prefeito Aracely, um incentivador da prática esportiva na cidade.

Os representantes das equipes confirmadas no Ruralão estiveram reunidos com o Secretário Édson Gaspar de Souza (Edinho Souza) e equipe para alinhar mais detalhes sobre a disputa do campeonato. Na oportunidade, foi sorteado o chaveamento de cada equipe participante. Os clubes definidos foram: Fazenda Máfia, Fazenda Campos, Itaipu, Fazenda Rancho Fundo e Fazenda Estrela Azul (Chave A); Capela, Curva de Rio, Fazenda Sonho Azul, Fazenda Vingadores e Fazenda Santa Vitória (Chave B); Amigos, Fazenda Estiva, Aldax, Fazenda Aliança e Gondins (Chave C); Chácara Dona Adélia, Fazenda Boca Júnior, Fazenda Chapecó, Juventude Explosiva e Fazenda São Pedro (Chave D).

Após a 1ª fase disputada por grupos em turno único, as 16 melhores, quatro de cada chave, estariam classificadas à 2ª fase ou oitavas de final, depois quartas de final (com oito equipes participantes) e semifinais (quatro equipes) para chegar à decisão.

A partir das oitavas de final, são jogos de ida e volta para definir o classificado à fase seguinte, sem vantagem de dois resultados iguais à equipe de melhor campanha, que terá o direito de decidir em casa. Se a disputa terminar empatado no saldo de gols, a decisão do classificado será nas penalidades máximas.

Em relação a 2018, Gondins está de volta e participam pela primeira vez do campeonato as equipes do Aldax e da Fazenda Aliança. Além das equipes, o Ruralão apresenta como novidade nesse ano uma Comissão Julgadora composta por três auditores, sem nenhum vínculo com a Secretaria de Esportes e os clubes participantes.

Durante reunião, o secretário Edinho Souza afirmou que o campeonato estará mais enxuto com menos jogos em relação ao ano passado. Além do Chácara Dona Adélia, terá a utilização de novos campos no perímetro urbano, sem deixar de prestigiar as praças esportivas da zona rural, respeitando o mando de campo que cada participante vai passar para a Secretaria de Esportes.

Essas decisões foram tomadas, após Edinho passar pelos campos em 2018 e ouvir essas solicitações de dirigentes, treinadores e atletas. “Estamos aqui trabalhando para vocês. Aqui tudo é decidido em conjunto”, afirma o Secretário, durante reunião. A tabela de jogos da 1ª fase foi apresentada aos clubes, sem a definição dos locais da partida. Foi marcada uma terceira e última reunião para alinhar esses detalhes na tabela programada no dia 28 de março, às 19 horas na Secretaria de Esportes.

Antes dessa reunião, os clubes participantes terão que entregar a lista de jogadores inscritos na sede da secretaria, situada no Centro Administrativo (Av. Rosália Isaura de Araújo, bairro Guilhermina Chaer), até às 17 horas de segunda-feira, 18 de março, quando o regulamento do Torneio Início e do Ruralão será repassado à equipe participante.

Deixe um Comentário »