Minas no Foco

Circuito Mineiro de Cafeicultura é realizado em Sacramento

Evento foi realizado na fazenda Santa Bárbara e reuniu vários especialistas e profissionais

O evento realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento através da EMATER-MG, Prefeitura do Município de Sacramento, Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado em parceria com Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento/MAPA, EPAMIG, IMA, FAEPE (Fundação de apoio ao ensino pesquisa e extensão), CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Sacramento), UFLA (Universidade Federal de Lavras), Núcleo dos Sindicatos Rurais, Câmara municipal de Sacramento e SEBRAE.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Estado (Seapa), baseados em informações da Conab e IBGE, Minas Gerais é o maior produtor de café arábica do país, com produção de 30,6 milhões de sacas, em uma área de 1.033,6 milhões de hectares, o que representa 52,4% da produção nacional.

As regiões Sul e Centro-Oeste lideram no Estado Mineiro, com 52,46% da produção cafeeira ou 16,37 milhões de sacas, numa área plantada de 543,44 milhões de hectares. O evento foi aberto com a saudação dos proprietários da fazenda Santa Barbara, Jose Gomes Nepomuceno e José Honório Prudêncio.

O Prefeito Municipal em suas palavras agradeceu a presença de todos os presentes e disse da importância do evento para os cafeicultores do município e região, trazendo mais conhecimento e técnicas para o cultivo do café. O evento contou com palestras com os temas:

“Princípios da Fertilidade dos Solos e Seus Impactos na Produtividade do Cafeeiro”, palestra ministrada por Diego JR Martins Vilela.

“Cuidado na Pós Colheita para Manutenção da Qualidade do Café”, palestra ministrada por Denis Henrique Silva Nadaleti (Graduado em Engenharia Agronômica Pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho em 2014).

“Tipos de Poda e Safra Zero” palestra ministrada por Willem.

E finalizando o evento, a palestra com o tema “Denominação de Origem – Região Serrado Mineiro” ministrada pelo Mestre Jose Marcio de Souza Junior – Coordenador do departamento denominação de origem.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts