Minas no Foco

Ceasa Regional de Patos de Minas lança projeto de coleta seletiva

Está em andamento um processo de compostagem, e o composto orgânico será destinado a produtores rurais, hortas comunitárias e pomares domésticos

A Central de Abastecimento de Patos de Minas, vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, iniciou o projeto Coleta Seletiva na última quarta-feira (29). O objetivo é treinar e orientar os servidores/colaboradores a separar adequadamente o lixo proveniente dos dias de feira na Ceasa. O projeto-piloto começará no Mercado Livre do Produtor (MLP) e em seu entorno, local onde o produtor rural expõe suas mercadorias.

O projeto envolve todo o processo, da separação à destinação do lixo, sendo que os servidores irão separá-lo diariamente. Atualmente os resíduos são levados ao aterro sanitário, e a ideia é reverter esse quadro. “Serão instalados em torno do MLP diversos ecopontos, compostos por três coletores: um para resíduos não recicláveis, o lixo úmido, e os outros dois para recicláveis, lixo seco”, explica o secretário de Agricultura, Fernando Porto.

Segundo o titular da pasta, estima-se que aproximadamente 60% a 70% do lixo acumulado na Central de Abastecimento seja orgânico. “Isso significa que mais da metade do lixo encontrado na Ceasa pode ser reaproveitado. Nesse quesito, a chamada compostagem, ou seja, a reciclagem de sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes tem papel fundamental. Todos deveriam empreender melhor esse tipo de trabalho de coleta de lixo. Muita coisa pode ser reaproveitada.”

A coordenadora da Ceasa Regional, Cristiane Londe, ressalta que está em andamento um processo de compostagem. “A ideia é fazermos compostagem com o lixo úmido, galhos e gramas provenientes das podas. O espaço está sendo adequado, seguindo todas as normativas ambientais. O resultado final, o composto orgânico, será destinado a produtores rurais, hortas comunitárias e pomares domésticos.”

A Ceasa treinará seus colaboradores, e eles vão incentivar os usuários e esclarecer dúvidas. Também serão realizadas palestras com foco na questão ambiental. O objetivo é reforçar, por exemplo, que a destinação incorreta do lixo contribui para a existência de pragas urbanas, provoca inundações e reduz a vida útil dos aterros sanitários, e que a coleta seletiva pode acabar com esses problemas.

PARA QUE SERVE O ECOPONTO?

Para depositar os materiais reservados para a reciclagem e separá-los dos materiais não recicláveis.

O QUE JOGAR EM CADA COLETOR?

Lixo seco: papéis (jornal, envelope, papelão, embalagem longa vida, catálogo telefônico etc.) e plásticos (cano, sacola, copo plástico limpo, balde etc.).

Lixo úmido: materiais orgânicos (restos de alimentos que não podem ser doados) e rejeitos (guardanapo usado, papel engordurado, guimba de cigarro, copo descartável usado, adesivo, papel higiênico, fita crepe, fotografia, papel carbono, clips, esponja de aço, acrílico etc.).

Compartilhe esta notícia:

Related Posts