Campanha contra Sarampo e a Polio tem início nos postos de saúde de Patos de Minas

Redação 7 de agosto de 2018 0

Expectativa é de vacinar 6.700 crianças dentro do que determinam as regras

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou, nesta segunda-feira (06), a Campanha Nacional contra o Sarampo e a Poliomielite. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal na cidade, alcançando o público prioritário, que é formado por crianças de 1 a menores de cinco anos, minimizando os riscos de proliferação das doenças. A expectativa é de vacinar 6.700 crianças pertencentes ao grupo prioritário.

O sarampo é uma doença infecciosa grave e altamente contagiosa, de natureza viral e transmitida pela fala, tosse e espirros, mas que pode ser prevenida pela vacina. A doença afeta ambos os sexos e pode causar febre, tosse, irritação ocular, coriza, manchas vermelhas na pele, infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões.

Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é de natureza viral e transmitida pelo contato fecal-oral, por contaminação da água e de alimentos por fezes ou pela forma oral-oral, através de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Ela afeta o sistema nervoso, podendo provocar a paralisia irreversível dos membros superiores e inferiores.

De acordo com a gerente da Epidemiologia da SMS, Elizaine Bicalho, a Secretaria de Saúde recebeu, aproximadamente, 6.700 doses de cada uma das vacinas, totalizando 13.400 doses, que serão distribuídas durante o período da campanha. “É muito importante que os pais levem seus filhos para se vacinarem, uma vez que quanto mais conseguirmos expandir a cobertura vacinal, menores serão as chances de as doenças aparecerem. Lembrando que o sarampo e a poliomielite são doenças graves e podem levar ao óbito”, destacou Elizaine.

Dia D

O Dia D de Vacinação será realizado no dia 18 de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana e rural do Município. Neste dia, a Prefeitura, em parceria com dos Rotaries Clubes Patos de Minas, Guaratinga e Paranaíba, realizará uma carreata para divulgar a campanha. A carreata sairá, às 09h da Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Rezende, localizada no fim da Avenida Brasil no balão do Cristavo. Uma oportunidade para os pais levarem seus filhos para conhecerem o Zé Gotinha.

Deixe um Comentário »