Minas no Foco

Atividades movimentam Centros de Referência em Assistência Social de Araxá

Cras do bairro Abolição, por exemplo, atende mais dez localidades que ficam em sua área de abrangência

As duas unidades existentes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) em Araxá desempenham um papel de destaque com as famílias da cidade. O intuito das unidades é realizar ações que previnam situações de risco, fortaleçam os vínculos familiares e com a comunidade, melhorem a qualidade de vida das famílias e facilitem o acesso a outros serviços do Suas (Sistema Único de Assistência Social). As unidades do Cras em Araxá estão localizadas nos bairros Abolição e Francisco Duarte.

Cras Abolição

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Abolição atende mais dez localidades que ficam em sua área de abrangência. Os bairros atendidos são Aeroporto I; Aeroporto II, São Francisco, Santa Mônica, Armando Santos, Max Neumann e Jardim América. Foram mais de três mil atendimentos realizados em 2015. São quatrocentas famílias cadastradas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

Os projetos desenvolvidos pelo Cras do bairro Abolição são o “Profissões” (de segunda a sexta-feira, das 14 às 16h), que busca oportunidades de qualificação e capacitação profissional encaminhando jovens e adultos para o mercado de trabalho, “Mulheres em Foco” (nas segundas – das 8h às 11h, terças – das 8h às 10h e quintas, das 13h às 16h), que visa melhorar a qualidade de vida das mulheres da comunidade e consequentemente, sua autoestima e a “Zumbart” (segundas, das 15h30 às 16h e quartas, das 15h30 às 17h30), com atendimento prestado para cerca de noventa mulheres que buscam saúde e bem estar.

A comunidade ainda participa do programa “Estilo Livre” (segundas e quartas-feras, das 14h as 15h30), que busca atender cerca de noventa mulheres e atividades como capoeira (terças e quintas-feras, das 18h30 as 20h30), roda de conversa (na última sexta-feira do mês) e futsal (nas sextas-feiras, das 8h às 11h), dentre outras atividades.

Ao todo são oito profissionais envolvidos no trabalho do Cras do bairro Abolição, que está situado na Rua Marcolino Coelho Borges, n° 390. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30.

Cras Francisco Duarte

O Cras do bairro Francisco Duarte é movimentado com atividades para todas as faixas etárias. O espaço oferece aulas de percussão para vinte crianças de 9 a 12 anos (quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h30 e 13h às 15h), oficinas de crochê para vinte mulheres a partir de 40 anos (terças e sexta-feiras das 8h30 às 10h30 e 13h30 às 15h), aulas de Zumba que contam com a participação de cerca de trinta mulheres (toda quinta-feira às 8h30), aulas Estilo Livre para cerca de 25 meninas de 12 a 16 anos (toda quinta-feira, das 13h e 14h) e a capoeira (segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h).

De acordo com a coordenação do Cras do bairro Francisco Duarte, três mil e trezentas pessoas foram atendidas no ano passado e mais de três mil e duzentos cidadão receberam atendimentos por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

Ao todo, treze profissionais fazem parte da equipe de trabalho do Cras do bairro Francisco Duarte, que está localizado na Rua Antenor Silva Soares, n° 300. O Cras funciona das 7h30 às 17h30 e também abrange os bairros Ana Pinto de Almeida, Santa Maria, Salomão Drummond, Tiradentes e Urciano Lemos.

Ascom PMA

Compartilhe esta notícia:

Related Posts