Artesanato local surpreende turistas e encanta a comunidade de Araxá

Redação 18 de dezembro de 2018 0

Profissionais da cidade ganharam espaço de destaque no FestNatal 2018

Os turistas se encantam. A população de Araxá faz descobertas. O artesanato local, que tem fama nacional, surpreende todos pela variedade e qualidade. “É muito importante valorizar e divulgar o trabalho delas. É tudo muito bonito e caprichado”, diz Weslen Leandro Araújo.

A Feira de Artesanato do FestNatal é realizada em parceria com a Associação dos Artesãos e Doceiros de Araxá. As barraquinhas estão instaladas em local estratégico na Arena FestNatal: logo na entrada, um convite para conferir a grandeza das vocações artesanais da cidade.

No espaço é possível encontrar desde panos de prato, bolsas bordadas e bonecas a bijuterias e mandalas. Andreia da Silva faz aquarela no tecido. “Não é um trabalho comum. Eu procuro trabalhar com a natureza mesmo, é a minha inspiração. Atualmente estou fazendo caminhos de mesa, toalhas de mesa e cangas e estou criando outras novidades”, conta.

A feira é aberta diariamente a partir das 19h. “É uma oportunidade que a gente tem para aumentar as vendas e poder também mostrar os nossos produtos para a população de Araxá, não só para os turistas, porque muitos nem conhecem a gente. Quem vem, conhece nossos produtos e acaba levando lembrancinhas para os familiares”, diz a artesã Ana Paula Fidelis.

Orquestra Popular de Araxá

Quem foi nesta segunda-feira (17) à Arena FestNatal esperando uma a apresentação de uma orquestra comum se surpreendeu com o espetáculo OPA Rock, da Orquestra Popular de Araxá. A animação contagiou e animou o público. Destaque para o maestro Robson Dias, que se diz “fora da caixinha”. “Esse repertório que a gente fez é um repertório específico de rock dos anos 80 e o objetivo é esse: divertir as pessoas”.

Foi exatamente o que aconteceu. Os grandes sucessos da época foram executados ao som de instrumentos como a flauta doce. “É muito gratificante. A flauta doce é uma coisa muito incomum, poucas pessoas tocam e eu fico muito feliz de fazer parte desta orquestra”, diz Isabela Cristina de Souza.

A mistura foi algo tão impactante que o entusiasmo do público chegou aos músicos. “Todas as vezes é essa animação. E quanto mais animado o público está mais animado a gente fica. Fica até difícil sair do palco”, comentou Vânia Celia Dias, que toca flauta transversal.

Início de semana

Na Vila do Noel, na Praça Governador Valadares, foram realizadas oficinas com profissionais da Secretaria de Educação. Papai Noel visitou nesta segunda (17) o CDA do Grupo Zema. À noite, na casinha, recebeu convidados especiais.

Representantes da Associação Nova Aliança, que atende 80 famílias carentes do bairro Max Neumann dando suporte de alimento e encaminhamento de necessidades básicas, foram entregar várias cartinhas.

“A gente conheceu o pessoal que está dando apoio ao Papai Noel e eles falaram para a gente vir conhecer ele. A gente já tinha algumas cartas de crianças que não conseguiram vir até aqui e a gente ficou de trazer essas cartas. A gente trouxe e também trouxe uma criança para conhecer Papai Noel. Foi incrível”, ressalta Katia de Oliveira Silva Ribeiro.

Programação
DIA 18 – TERÇA-FEIRA

VILA DO NOEL – PRAÇA GOVERNADOR VALADARES

18h30 – OFICINAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – CONTADORAS DE HISTÓRIA ITINERANTES

11h – PAPAI NOEL ITINERANTE

11h – INTERVENÇAO CIRCENSE “A FESTA É NOSSA”

19h – MILAGRE DE NATAL- CLOWRENATA  GRUPO FRATELO

19h30 – BÊJAZZ ON THE STREET  AV. ANTONIO CARLOS

20h – INTERVENÇAO CIRCENSE “A FESTA É NOSSA”

ESTÁDIO FAUSTO ALVIM

19h – CATACONTO_Contação de Histórias | CASINHA

19h – ESTUDIO AMBULANTE – ESPAÇO LÚDICO | CASINHA

19h – PAPAI NOEL CASINHA – ESPAÇO LÚDICO | CASINHA

20h30 – ELETROACÚSTICO

Tudo gratuito 

Todas as atividades do FestNatal são gratuitas e abertas para todo o público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realização por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da CBMM,  Mart Minas, Rio Branco e Zema e com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, ACIA, CDL e TV Integração.

Serviço

FestNatal 2018

Data: de 1º a 23/12

Local: Estacionamento do Estádio Fausto Alvim, Teatro Municipal + atividades itinerantes.

Deixe um Comentário »