Minas no Foco

Araxá figura no Centro do Turismo Mineiro

Páscoa Iluminada do Tauá Grande Hotel quer incrementar ainda mais o setor

Araxá figura no Centro do Turismo MineiroA cidade de Araxá apresenta atrativos turísticos e gastronômicos que poderiam ser mais valorizados e reconhecidos pelos mineiros e, inclusive, pelos próprios araxaenses. Entre os principais estão os famosos doces, como as compotas e doces de caldas, cristalizados, balas, doce de leite, ambrosia e de frutas da região; museus e construções histórias – muitas delas ligadas a história da famosa Dona Beija; esportes de aventura, belezas naturais e as águas medicinais e terapêuticas.

As águas contribuíram para que a cidade fosse conhecida nacional e mundialmente pelos seus benefícios estéticos e de saúde, levando a construção do Grande Hotel e Termas de Araxá, um verdadeiro castelo em terras mineiras. Com todas essas belezas e atrações naturais, a cidade precisa ser reconhecida como um dos principais destinos turísticos em Minas.

O primeiro passo para reverter essa situação e incentivar ainda mais o turismo na região com a divulgação das belezas de Araxá e do Grande Hotel – um dos maiores patrimônios culturais e históricos do Brasil e está sendo dado com o lançamento do ousado e inédito projeto “Páscoa Iluminada”. Ele será realizado no entorno do Grande Hotel, entre os dias 17 e 30 de abril, para incluir de vez a cidade e a região no calendário turístico mineiro e até mesmo nacional.

No final deste mês, serão promovidos 14 dias de eventos e, previsão para o próximo ano é uma duração de 30 dias, aumentando progressivamente. A expectativa é a participação de cerca de 20 mil pessoas para celebrar a Páscoa com apresentações musicais, teatrais, circenses, gastronomia e espetáculos de luz, fogos, imagens e cores, numa ação cultural diferenciada e pioneira em Minas Gerais. Paralelo ao evento, também serão promovidas feiras de artesanato local e doces regionais, oficinas, festival de corais e visitas guiadas gratuitas pelo Grande Hotel.

A proposta é valorizar ainda mais o patrimônio histórico e cultural da região, ampliando a demanda turística com a inclusão desse novo evento no calendário anual turístico brasileiro. A temática é encantadora e permite diversificar as ações culturais com vários conceitos para envolverem a família em temas, como paz, renascimento e renovação. As atrações garantirão uma vivência inédita no Grande Hotel com projeções mapeadas, luzes e cores inseridas em todos os pontos desse histórico complexo arquitetônico, incluindo o lago, paredes, salões e jardins.

Durante as duas semanas, serão exibidos espetáculos com impressionantes intervenções tecnológicas e pirotécnicas, como “O Fantástico Anúncio do Rei”, “Aleluia Lago Show” e “Respeitável Público, Onde Está o Coelhinho?”. Serão mais de cem profissionais envolvidos e a programação ainda inclui um glamoroso Grande Jantar Veneziense, acompanhado da magnífica orquestra de cordas e dançarinos caracterizados.

A primeira edição também integra a programação especial de comemoração dos 70 anos de fundação do Grande Hotel e Termas de Araxá. O espetáculo será tão grandioso e inovador quanto o patrimônio histórico e cultural com apresentações que privilegiarão a participação de artistas e integrantes da comunidade local.

O evento também é uma oportunidade de aproximar a comunidade araxaense e os mineiros, de maneira geral, desse patrimônio histórico e cultural que é o Grande Hotel. Por muitos anos, se pensou que o empreendimento era de uso exclusivo e fechado, mas isso vem mudando. Nos últimos anos, estão sendo implementadas ações e promoções que permitem a integração de araxaenses e o seu patrimônio. A Páscoa Iluminada é mais um deles, pois permitirá a participação da comunidade, visitas guiadas, atrações e espetáculos gratuitos para atraírem e integrarem cada vez mais comunidade e seu patrimônio.

C/ Ascom

Compartilhe esta notícia:

Related Posts