Aplicativo da Justiça Eleitoral traz resultados em tempo real da apuração dos votos

Redação 5 de outubro de 2018 0

Eleitor tem à disposição os sistemas para computador e para instalação em celulares

Para acompanhar a apuração dos votos nas Eleições 2018, os interessados poderão optar entre os sistemas DivulgaWeb e Divulga.

Eles já estão disponíveis na página do TRE.É possível também utilizar o aplicativo Resultados”, fazendo download nas lojas Play Store ou na Apple Store. Os sistemas e o aplicativo recebem as informações da totalização pela Justiça Eleitoral e podem ser utilizados por quaisquer interessados.

Para utilizar o DivulgaWeb, não é necessário fazer download e instalar o programa no computador. O sistema possibilita o acompanhamento dos resultados de votação diretamente pela internet. A visualização dos dados é feita por meio de consultade votação nominal, que apresenta o quantitativo de votos para cada candidato e a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno.

O DivWeb não permite a consulta a resultados de votação em trânsito, de votação no exterior e não é apresentada a votação de candidatos indeferidos com recurso ou cassados com recurso.

Divulga apresenta os resultados de maneira mais completa. Para utilizá-lo, é necessário fazer download e instalar o programa, que está disponível em três versões: uma para sistema operacional Windows, outra para MacOS e outra para Linux.

O sistema permite as seguintes consultas: votação nominal, votação de candidatos indeferidos com recurso ou cassados com recurso, distribuição de vagas por partido ou coligação, votação de candidatos por partido ou coligação, votação por partidos, candidatos eleitos, relação de municípios ainda não totalizados, relação de municípios com totalização em andamento, relação de municípios com totalização finalizada, resumo com gráfico de uma determinada Unidade Federativa, resumo com percentual de seções totalizadas e uma consulta de quadro geral, com relatório consolidado sobre o andamento da eleição em todas as unidades federativas.

Além disso, é possível ter acesso ao resultado da votação no exterior e da votação em trânsito. Todas as consultas podem ser exportadas para arquivos PDF ou CSV.

Aplicativo Resultados

Esse é o aplicativo que o eleitor pode baixar para acompanhar a apuração por meio do celular ou tablet e está a disponível nas plataformas Android e iOS. Lá, o eleitor poderá visualizar em tempo real o número de votos dados a cada candidato e os resultados por cargo.

Disponibilizado pela primeira vez nas Eleições 2018, foi o mais baixado até hoje entre todos os aplicativos oferecidos pela Justiça Eleitoral. Por meio dessa ferramenta, é possível acompanhar o resultado da eleição em todo o Brasil e visualizá-los a partir de consulta nominal, que apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada cargo com a indicação dos eleitos ou dos candidatos que disputarão o segundo turno. Exibe percentual, votos brancos, nulos, de legenda, nominais e o comparecimento do eleitorado.

Deixe um Comentário »