Minas no Foco

Adolescentes debatem sobre filme que retrata a exploração sexual no Brasil

Discussão integra atividades da Agenda Comum Intersetorial

Da Redação

Uma sessão de cinema com adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social, CRAS; Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, e do Núcleo de Convivência Familiar é realizado no auditório do Sest/Senat em Araxá. A ação faz parte das atividades da Agenda Comum Intersetorial que é realizada com parceiros como Polícias Militar e Civil e o Instituto Foco.

Hoje meninos e meninas debatem sobre o filme “Anjos do Sol” que retrata a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. O longa brasileiro conta a história de Maria que com onze anos foi vendida pela família que vive no interior do Maranhão. Os pais acharam que a menina ganhava uma oportunidade de vida melhor enquanto que ela foi enviada para um prostíbulo na floresta amazônica.

A mudança na vida de Maria é o tema do debate hoje. Que depois de meses sofrendo abusos tem que enfrentar dezenas de situações inesperadas e surpreendentes. E esses casos de exploração sexual infantil têm um aumento significativo no país. No último levantamento da Secretaria de Direitos Humanos revelou, que apenas através do Disque 100, os números nos meses de junho de 2013 e no mesmo período de 2014 saltaram de 524 para 740.

Em Araxá, de acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente “a maioria dos casos não é denunciada por que o fato acontece dentro do próprio lar, mas a situação é alarmante”, explica José Manoel.

A agenda comum intersetorial desenvolve um cronograma de atividades na cidade desde a última segunda feira, 12, com eventos relacionados à Prevenção da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

E no dia 20 de maio, próxima quarta feira, abre a discussão para o público com a realização do seminário municipal de Prevenção à Violência com palestras do Promotor de Justiça de Uberaba, Dr. André Tuma que aborda o tema adoção e o Promotor de Justiça de Divinópolis, Dr. Casé Fortes que fala sobre pedofilia. Será a partir das 19 horas no Virgilius Palace Hotel, na rua Franklin de Castro, no Centro.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts