Minas no Foco

Ações para enfrentar a violência em Patos, discutidas em reunião

Secretaria Municipal de Saúde promove o encontro para levantar as sugestões

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ontem (22), uma reunião do Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Cultura da Paz. O objetivo é buscar um diagnóstico situacional das áreas de risco da cidade e de promover ações de maneira conjunta para enfrentar a violência no município.

Pensando nisso, José Pinto, Diretor do Centro de Internação Provisória do Adolescente Autor de Ato Infracional (Ceip), foi convidado a falar sobre as Ceips. Na ocasião, ele relatou que as mesmas não estão suportando a demanda, devido ao crescente número de jovens infratores, e que os gastos com cada adolescente do Ceip ficam em média de seis a sete mil reais.

“90% dos casos de violência de que tem conhecimento e que englobam furtos, homicídios, tentativa de homicídios, dentre outros, estão relacionados com o uso de drogas”, afirmou. Durante o encontro, uma enfermeira que atua na UAPS do Alto Colina, expôs mapas da região de sua abrangência; em seis micro áreas e dentro de cada uma delas posicionou os principais focos de violência e os fatores de risco relacionados a esta condição.

A reunião do Núcleo contou ainda com a participação do vereador David Balla, que deu seu testemunho de dependente químico e sua recuperação. O vereador contou aos presentes que é oriundo de família classe média, bem ajustada, mas que por influência de amigos, aos 16 anos, acabou caindo no mundo das drogas e logo após no mundo do crime.

Teve passagem pela Febem, fazendinhas, virou menino de rua e passou fome, e que através da Igreja, onde ele foi membro da Pastoral da Comunicação na Igreja Nossa do Rosário, ele deu seus primeiros passos como radialista em uma rádio comunitária com a ajuda do Padre Armando.

Em seguida o vereador José Lucilo comentou que o sentimento de todos é que o problema existe e é crescente. “Se a sociedade estiver unida, muita coisa poderá ser feita para amenizar esta onda de violência que não é somente em bairros da periferia”, disse.

Ascom Prefeitura de Patos de Minas

Compartilhe esta notícia:

Related Posts